Correio do Minho

Braga,

- +
Caminhada Margem do Cávado assinala Dia Internacional da Família
Rancho de Lomar promove evento para ajudar menino com paralisia cerebral

Caminhada Margem do Cávado assinala Dia Internacional da Família

Milhares assistiram ao cortejo histórico

Caminhada Margem do Cávado assinala Dia Internacional da Família

Cávado

2019-05-16 às 19h19

Redacção Redacção

Alexandra Roeger destacou a intergeracionalidade da iniciativa, notando que proporciona momentos de um saudável convívio entre várias gerações e contribui para reforçar a importância dos laços familiares e para a promoção do bem-estar e saúde física.

O Dia Internacional da Família, que se comemora a 15 de maio, foi assinalado no Município de Esposende, com a 6.ª Caminhada Margem do Cávado. A iniciativa foi organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Fão, no âmbito do Ativo +, Programa Colaborativo para a Longevidade, desenvolvido no seio da Rede Social de Esposende, e contou com cerca de 350 participantes, maioritariamente idosos e crianças.

Com partida do Largo Avelino Pires Carneiro, em Fão, os participantes desfrutaram de uma paisagem magnífica pela margem do rio Cávado em contato com a natureza, dando cumprimentos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, concretamente os ODS 3 – Saúde de Qualidade, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Marcaram presença na iniciativa o Presidente do Conselho de Administração da Esposende 2000, António Maranhão Peixoto, e a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, que saudou os participantes e felicitou o Lar S. João de Deus da Santa Casa da Misericórdia de Fão pela organização da iniciativa, agradecendo também o apoio da Esposende 2000 e dos Bombeiros Voluntários de Fão. Agradeceu também à Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia, ao Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, ao Centro Social João Paulo II, à Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado e à Escola Básica de Fão, que se associaram às comemorações do Dia Internacional da Família, e à demais comunidade participante.

Alexandra Roeger destacou a intergeracionalidade da iniciativa, notando que proporciona momentos de um saudável convívio entre várias gerações e contribui para reforçar a importância dos laços familiares e para a promoção do bem-estar e saúde física.

No âmbito do programa Ativo +, este mês, realizam-se mais duas atividades. Assim, no dia 20, decorrerão os Jogos Tradicionais sob o tema “Recordar é Viver”, numa organização do Centro Social da Juventude Unida de Marinhas e, no dia 29, no Castro de São Lourenço, em Vila Chã, terá lugar a atividade Canta comigo!, promovida pela Esposende Solidário.

O Ativo+ é um programa colaborativo, direcionado para a comunidade sénior e que visa a promoção da longevidade. Através da oferta de atividades desportivas, culturais, sociais, artísticas e recreativas, possibilita a continuidade da sua participação na vida social, cultural e cívica. Este ano, o Ativo + integra o Ano Nacional da Colaboração, uma iniciativa de âmbito nacional que visa mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa, através dos cidadãos e das instituições, para a relevância estratégica da colaboração, quer como forma de resolução de problemas, quer de otimização dos recursos disponíveis.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.