Correio do Minho

Braga,

- +
Campeonato Inter-escolar de Cálculo Mental envolveu cerca de mil alunos
Vitória SC celebra 97.º aniversário

Campeonato Inter-escolar de Cálculo Mental envolveu cerca de mil alunos

‘Famalicão Dança’ vai decidir campeões do Mundo e nacionais

Campeonato Inter-escolar de Cálculo  Mental envolveu cerca de mil alunos

Ensino

2019-06-22 às 07h00

Redacção Redacção

Alunos de 13 agrupamentos de escolas do concelho de Braga realizaram várias provas com a finalidade de desenvolverem competências no cálculo mental e ganharem gosto por disciplinas como a Matemática.

Cerca de mil alunos do 4º ano de escolariadade de 13 agrupamentos de escolas do concelho participaram no III Campeonato Inter-escolar de Cálculo Mental, que decorreu no Altice Fórum Braga.
A iniciativa decorreu no âmbito do Projecto de Cálculo Mental Hypatiamat.

O objectivo foi promover competências na esfera do cálculo mental, além de capitalizar o gosto inato por ambientes tecnológicos, promovendo fluência no cálculo mental. Combater o insucesso escolar e a atractividade de disciplinas como a Matemática, junto dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Basico é outra das finalidades
À final chegaram 128 alunos oriundos de todos os agrupamentos de escolas do concelho.

Presente na cerimónia final, a vereadora da Educação na Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, afirmou que “a aprendizagem da Matemática apresenta uma dinâmica contínua e em espiral, na qual as experiências, a construção do conhecimento e o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstracto desempenham um papel fundamental nas sucessivas aprendizagens, desde os primeiros anos de escolaridade”.
Lídia Dias acrescentou ainda que “o insucesso nesta disciplina tem, frequentemente, as suas raízes em aprendizagens incompletas ou disfuncionais”.

A vereadora da Educação consideru também que “projectos como o Hypatiamat colmatam alguns dos défices na aprendizagem desta disciplina. A plataforma incide na motivação, em- penho, trabalho individual e cooperativo que contribui para melhorar a aprendizagem e a imagem da Matemática junto dos alunos. É uma ferramenta disponibilizada a alunos e professores que permite o incremento da transmissão e aquisição de conhecimento e a pro- moção de competências no domínio do cálculo mental”

Os professores foram fortemente encorajados a trabalhar com os alunos o cálculo mental, durante todo o ano lectivo, através de uma sequência de apps/jogos da plataforma Hypatiamat, segundo uma narrativa que começou pelo jogo da adição e que culminou com o jogo SAMD (que trabalha o cálculo mental utilizando a subtracção, a adição, a multiplicação e a divisão adaptadas a este nível etário). O Projecto Hypatiamat teve início no ano lectivo de 2016/2017, contando, na altura, com a adesão de apenas dois agrupamentos de escolas de Braga. Três anos depois está envolvida a totalidade de agrupamentos de escolas do concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.