Correio do Minho

Braga, terça-feira

Campus do IPCA assinala 10 anos de atividade
Município de Braga apresentou projectos de mobilidade em Estocolmo

Campus do IPCA assinala 10 anos de atividade

‘Em Lugar Algum’ vence Ymotion 2018

Cávado

2018-10-08 às 23h23

Redacção

IPCA uma instituição com crescimento consolidado

Em setembro de 2008 o IPCA iniciava a sua atividade académica e científica no novo Campus, em Vila Frescainha, S. Martinho, que hoje completa 10 anos!
Um Campus com 7 hectares de terreno que se inaugurou com o edifício da Escola Superior de Gestão, e onde já se previa a construção do edifício da Escola Superior de Tecnologia e do seu centro de investigação, uma residência, uma cantina, uma biblioteca, os serviços centrais e um parque desportivo.
Em 19 de dezembro de 2008, à margem da celebração do dia do IPCA, era inaugurado o 1º edifício do Campus do IPCA, a Escola Superior de Gestão, pelo Ministro da Ciência e do Ensino Superior, na altura Mariano Gago. Uma construção pela qual a direção do IPCA esperou 10 anos até à sua consolidação. Um marco na história do IPCA e no mandato do Presidente do IPCA, na altura, Professor João Carvalho.
 
Hoje, em 2018, passados 10 anos, o IPCA tem um Campus verde, seguro e responsável onde operam as 4 escolas do IPCA e os seus centros de investigação e laboratórios, os serviços centrais, os serviços de ação social e a cantina. Recentemente, em junho de 2018, foi inaugurada a nova Biblioteca do IPCA, a biblioteca José Mariano Gago.
Mas o campus está ainda em construção tendo sido adquirido em junho do corrente ano um terreno contíguo ao Campus onde vai ser construído o Pavilhão Desportivo e um parque de estacionamento para fazer face às necessidades de todos os que diariamente estudam e trabalham no campus. Neste momento, decorre também no Campus do IPCA a construção do Mechatronics Factory Lab (M. Factory Lab), um laboratório industrial que vai proporcionar a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica e gestão industrial, e que vai ser inaugurado no dia 19 de dezembro à margem das celebrações do Dia do IPCA.
A curto prazo, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) vai funcionar na Quinta do Costeado como Escola-Hotel e a Escola Superior de Design (ESD) vai funcionar no centro da cidade de Barcelos potencializando o contacto com a comunidade. “É esta ligação à comunidade que queremos ter passando a ESD para o centro da cidade e a construção do Multiusos tem essa finalidade também pois queremos que sirva, não só a nossa comunidade académica, como também a comunidade barcelense e quem quiser visitar-nos” referiu Maria José Fernandes, Presidente do IPCA.
A Escola Superior de Tecnologia em breve inaugurará as novas instalações da sua escola no edifício contíguo ao centro de investigação em jogos digitais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.