Correio do Minho

Braga, terça-feira

Casais jovens que ousaram ter mais filhos são exemplo para a sociedade
Investigação vale quase tanto para a UMinho como o Orçamento de Estado

Casais jovens que ousaram ter mais filhos são exemplo para a sociedade

Centros Escolares da Póvoa de Lanhoso preparam ambientes educativos inovadores

Vale do Ave

2018-05-21 às 06h00

Teresa M. Costa

Dia Internacional da Família ficou marcado, em Vila Nova de Famalicão, pela homenagem aos jovens casais que saem da estatística no que toca ao número de filhos. Quarenta e nove destas famílias receberam menções honrosas.

As famílias invadiram ontem o Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, para celebrar o seu Dia numa iniciativa promovida pelo município local que ficou, este ano, marcada pela homenagem aos jovens casais que ousaram sair da média no que toca ao número de filhos.
No caso de Maria Paula Sá e de Miguel Teles, residentes na União de Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures, foi a triplicar logo a primeira com o nascimento dos trigémeos Santiago, Martins e Afonso, agora com 23 meses.

Maria Paula Sá, operadora de call center com turnos complicados, admite que é uma aventura diária cuidar dos trigémeos, além da despesa enorme, mas esquecemos tudo quando olhamos para os três sorrisos.
Esta mãe considera positivo e deve continuar a menção honrosa aos jovens casais com mais filhos atribuída ontem pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Para o presidente da União de Freguesias de Arnoso e Sezures, Jorge Amaral, é muito gratificante para o executivo local associar-se a esta iniciativa de homenagear as famílias.
O autarca reconhece que é bom ter na freguesia estes casais que contribuem para aumentar a natalidade e, com isso, contribuem para o futuro.

A própria junta de freguesia tenta incentivar a natalidade ao atribuir às famílias, desde 2013, um vale de oferta de produtos, em parceria com a farmácia local, por cada nascimento.
Ontem, no Parque da Devesa foram homenageados 49 casais que, apesar da sua juventude, já têm dois ou mais filhos, com o município a destacar os dois casais mais jovens com a família mais numerosa: a família Taveira, residente em Pousada de Saramagos, e a família Couto Marinho, de Vale S. Cosme.
A vereadora com o pelouro da Família no município de Vila Nova de Famalicão, Sofia Fernandes, deu conta do seu orgulho pela moldura humana de famílias que ontem encheram o Parque da Devesa e elogiou os jovens casais homenageados como exemplo na sociedade.

Só temos que agradecer a estes jovens casais por existirem realçou a representante do município, que destacou: apesar das dificuldades do dia-a-dia foram arrojados e tiveram mais filhos que a média.
Sofia Fernandes lembrou que Vila Nova de Famalicão já foi reconhecida, por seis vezes, como autarquia familiarmente responsável e garante que todos os pelouros são pensados para as famílias. Não há projecto nenhum na área da Educação, Cultura, Desporto, Voluntariado, entre outras, em que não pensemos nas famílias famalicenses reforça a vereadora.
Sofia Fernandes reconhece que a criação de melhores condições para as famílias também se deve aos parceiros que temos no terren, onde se incluem associações, escolas e juntas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.