Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Catorze corpos de bombeiros em ‘black out’
Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Catorze corpos de bombeiros em ‘black out’

Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

Catorze corpos de bombeiros em ‘black out’

Casos do Dia

2018-12-11 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Bombeiros Voluntários do distrito de Braga estão a responder às ocorrências, mas 14 corporações deixaram de as comunicar ao Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Citação

Dos 20 corpos de bombeiros voluntários do distrito de Braga, apenas seis estão a reportar as ocorrências ao Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), associando-se ao protesto da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).
A decisão tomada por unanimidade no Conselho Nacional da LBP, no último sábado, foi acatada pela maioria das direcções e comandos das associações humanitárias de bombeiros do distrito que continuam a garantir o socorro às populações, mas não reportam a actividade operacional ao CDOS.

Os únicos cque continuam a reportar as ocorrências são os corpos de bombeiros de Guimarães, Riba d’ Ave, no concelho de Vila Nova de Famalicão; os três corpos de bombeiros do concelho de Barcelos e Vieira do Minho.
O ‘Correio do Minho’ sabe que esta situação poderá alterar-se e haver outras associações do distrito a juntar-se ao protesto já que ontem mesmo e hoje estão agendadas reuniões de direcções e comandos para tomar uma decisão.
O tema não está na ordem de trabalhos, mas será certamente objecto de discussão na reunião da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga agendada para amanhã.

Ontem mesmo, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe fez questão de tornar pública e de explicar a sua decisão de não reportar as ocorrências à Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do CDOS.
O presidente da direcção, Pedro Frazão, quis sossegar a população de Fafe e do distrito e garantiu que “esta tomada de posição em nada contende com a disponibilidade de assegurar o socorro” como sempre aconteceu e está a acontecer.
“Os quartéis de bombeiros continuam a funcionar da mesma maneira, apenas não comunicam as ocorrências ao CDOS’ reforçou o dirigente.

Os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso também fizeram, logo no domingo, um comunicado à população, explicando que deixou de ser transmitida qualquer informação de ocorrências à ANPC e que recusam a integração no dispositivo de combate a incêndios, assegurando que mantêm os mesmos níveis de prontidão e socorro.
Os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso anunciam ainda a intenção de faltar a todas as cerimónias oficiais em que estejam presentes membros do Governo e/ou membros da ANPC.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho