Correio do Minho

Braga, quarta-feira

CED2018: "Distinção é cereja no topo do bolo"
Alunos do IPVC lançam campanhas solidárias para “arrancar sorrisos”

CED2018: "Distinção é cereja no topo do bolo"

Viana apresenta investimento de 6,3 milhões para nova ligação entre Vale do Neiva e A28

Desporto

2018-12-05 às 06h00

Telmo Martins

No dia em que o Parlamento Europeu distinguiu Braga como a melhor Cidade Europeia do Desporto 2018, Ricardo Rio, presidente do município, destacou um ano extraordinário a todos os níveis.

No dia em que Braga recebeu, das mãos do parlamento europeu, o título de melhor Cidade Europeia do Desporto 2018, Ricardo Rio, presidente do município, agradeceu a todos os envolvidos que, durante todo o ano, foram incansáveis em prol da iniciativa.
“Aproveito para agradecer a todos os que tornaram isto possível, em especial ao Lupattelli (presidente da ACES Europe), aos eurodeputados José Manuel Fernandes e Nuno Santos”, considerou Ricardo Rio.
Num dos auditórios do Parlamento Europeu, o autarca bracarense lembrou ainda a importância do desporto ao serviço da comunidade.
“Já sabemos que o desporto é muito importante para promover a pratica de um estilo de vida mais saudável e para combater as desigualdades sociais”, lembrou o autarca.
Ricardo Rio afirmou mesmo que esta condecoração é “a cereja no topo do bolo depois de um ano que foi extraordinário, a todos os títulos”.
“Tivemos um conjunto de actividades intensíssimo: foram mais de 570 eventos até à data e ainda não terminámos. O que significa que tivémos uma grande cadência de actividades, de enorme qualidade, de eventos competitivos a nível nacional e internacional que levaram a Braga mais de 70 modalidades e milhares de participantes do mais alto gabarito à escala nacional e internacional”, apontou.
O presidente da Câmara Municipal de Braga acredita que este ano foi muito importante para incutir nos bracarenses um espírito de vida mais saudável.
“Este ano proporcionou um estímulo adicional para que todos os bracarenses adoptem a prática desportiva como uma ferramenta para a sua qualidade de vida e um estímulo para poderem usufruir das diferentes modalidades e dos equipamentos que a cidade vai propiciando por todo o território”, revelou o edil bracarense assegurando que os principais objectivos do projecto da Cidade Europeia do Desporto foram cumpridos.
“O resultado final foi o que pretendíamos: tornar o desporto em Braga cada vez mais inclusivo e aberto à participação de todos, não distinguindo idades nem condições, e sobretudo criando a consciência de que o desporto é um elemento de desenvolvimento num território e Braga ganhou muito com a CED-2018”, finalizou o autarca bracarense momentos após ter sido distinguido num dos grandes auditórios do Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica.

A distinção em Bruxelas foi o culminar de um ano repleto de eventos e muito trabalho para o gabinete de desporto da Câmara Municipal de Braga. A vereadora, Sameiro Araújo, afirmou que é o momento de serem recompensados pelo esforço.
“Foi um prémio que deu muito trabalho. Chegamos ao fim do ano muito cansados mas com uma recompensa enorme que foi conquistarmos este título que ambicionávamos e que era o nosso objectivo desde o momento em que fomos seleccionados para sermos cidade europeia do desporto”, revelou. Na hora de receber os louros, Sameiro Araújo não esqueceu todos aqueles que permitiram que tal distinção fosse possível. “É um privilégio enorme vencer este título. Queria deixar uma palavra de gratidão para todas as associações, todos os clubes, escolas, juntas de freguesia, ginásios e todas as pessoas, todos os bracarenses que se associaram a nós e que fizeram de Braga a melhor cidade europeia do desporto. Demos o mote mas, efectivamente, houve toda uma envolvência da cidade que nos ajudou a construir este grande legado que deixamos para o futuro”, finalizou a antiga atleta bracarense.
Sameiro Araújo (vereadora do desporto da CM Braga)

“Quero agradecer ao ACES por promoverem o desporto, promovendo também a saúde dos cidadãos europeus, assim como a inclusão. Uma palavra às cidades portuguesas que participaram na iniciativa, em especial a Braga,
a minha cidade, pelo excelente trabalho que realizaram ao longo do último ano. Fizeram muito pela inclusão, pela saúde. Através do desporto promove-se também a cultura e a convivência entre as gerações. Com o desporto podemos dar melhores condições de vida e dar mais esperança. Todas as cidades que abraçaram esta causa do desporto estão de parabéns.”
José Manuel Fernandes (Eurodeputado)

“Esta distinção é um orgulho e é sinal que o trabalho em Portugal está a ser bem feito. Foi um projecto que começou em 2013 e está a culminar este ano com a segunda nomeação de uma cidade portuguesa como melhor Cidade Europeia do Desporto. Quero dar os parabéns a Braga, fez um excelente trabalho na promoção do desporto para todos e, pelo que já sei, existe efectivamente o aumento da taxa da pratica desportiva por parte da população. O objectivo desta iniciativa é aumentar o pratica do desporto nas cidades europeias e deixar o desporto acessível a todos, desde os mais pequenos aos mais idosos, desde pessoas com limitações físicas a limitações sociais.”
Nuno Santos (presidente da ACES Portugal)

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.