Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Centro de Engenharia Biológica da UMinho vai dar a conhecer o mundo da ciência aos bracarenses
Caminha: Detido por posse ilegal de arma

Centro de Engenharia Biológica da UMinho vai dar a conhecer o mundo da ciência aos bracarenses

Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Centro de Engenharia Biológica da UMinho vai dar a conhecer o mundo da ciência aos bracarenses

Ensino

2018-11-20 às 19h18

Redacção Redacção

Open Day do CEB vai mostrar à comunidade bracarense como colorir o cabelo sem tinta, descobrir os vírus que comem as bactérias, como criar super fábricas de microrganismos, entre outras atividades

Citação

Colorir o cabelo sem tinta, descobrir quais as bactérias que produzem petróleo e criar super fábricas de microrganismos vão ser algumas das experiências previstas para o Open Day do CEB. As portas do Centro vão abrir-se à população bracarense para mostrar o que de melhor se faz no campo da biotecnologia e bioengenharia, nos laboratórios da Universidade do Minho. Sábado, dia 24, de manhã, entre as 10h00 e as 13h00, o Centro estará disponível para receber todas as famílias que queiram experimentar e conhecer mais de perto o ambiente científico.
No edifício 7 do Campus de Gualtar, em Braga, onde o CEB está inserido, vão ser feitas várias apresentações e experiências, referentes às várias linhas de investigação do Centro, com especial destaque para os setores da saúde, ambiental, industrial e alimentar. Ao longo desta manhã são também esperados diversos desafios e surpresas, em que serão dadas as respostas para as mais variadas perguntas de âmbito científico.
Integrado na Semana Ciência e Tecnologia, o Open Day é o culminar de uma semana repleta de iniciativas e workshops, organizadas pelo CEB e dirigidas a alunos do ensino básico e secundário. Com o intuito de os aproximar da realidade da investigação científica, esta Semana possibilita às crianças colocar as “mãos na massa”, conhecer algumas bactérias, fungos, leveduras e inteirar-se daquilo que é o dia a dia de um investigador.
De realçar ainda que esta iniciativa acontece no mesmo dia em que se assinalam os dias Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica, o que torna este dia ainda mais importante no sentido de aproximar a comunidade e dar a conhecer aquilo que de mais relevante acontece no panorama científico nacional.


Sobre o CEB
Um dos mais dinâmicos centros de investigação do país, no CEB desenvolvem-se atividades nas áreas da biotecnologia e bioengenharia, divididas pelos setores ambiental, saúde, industrial e alimentar. A colaboração em projetos com empresas nacionais e internacionais também é um aspeto a destacar, sendo que 40% das publicações têm coautoria internacional.
Desde o ano 2002 o Centro é classificado como excelente nas avaliações realizadas pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, uma das principais entidades financiadoras em Portugal. No Centro de Engenharia Biológica estão reunidos cerca de 400 investigadores, de 25 nacionalidades diferentes, com uma elevada atividade científica que se reflete no número de artigos publicados em revistas internacionais de renome, no número de patentes obtidas e pelo facto de ter estado na origem de 15 empresas spin-off.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho