Correio do Minho

Braga, terça-feira

Centro Escolar da Várzea pronto dentro de um ano
Diocese ainda é proprietária dos terrenos do Bairro do Picoto

Centro Escolar da Várzea pronto dentro de um ano

Município de Braga apresentou projectos de mobilidade em Estocolmo

As Nossas Escolas

2018-10-09 às 11h37

Redacção

Auto da consignação foi assinado ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes. O novo edifício vai albergar alunos da Várzea, Airó, Adães e Midões.

O Centro Escolar da Várzea vai estar pronto daqui a um ano. A promessa foi feita pela empresa construtora ao presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, na assinatura do Auto de Consignação da Construção do Centro Escolar da Várzea.
O novo edifício, que vai ser construído na Rua da Cachada, a poucos metros da Escola da freguesia, vai custar pouco mais de dois milhões e 300 mil euros, e conta com apoios comunitários. É composto, no rés-do-chão, por átrio, três salas do ensino pré-escolar, duas salas polivalente, apoio à família e prolongamento, uma sala do ensino básico e uma enfermaria, uma sala de direcção e de atendimento aos encarregados de educação, um gabinete de trabalho, Biblioteca e Ludoteca com arquivo, cozinha, sala polivalente e refeitório, arrecadações, zona técnica e casas de banho.

O primeiro piso está destinado a sete salas de ensino básico, uma sala experimental para Artes e Ciências, uma sala de apoio, e arrecadações, além de uma zona técnica e casas de banho.
O autarca de Barcelos considerou que a obra é de extrema necessidade para as crianças do concelho e da freguesia.
“Este centro vai beneficiar uma série de freguesias aqui à volta e os nossos miúdos acabam por ter aqui uma infra-estrutura de qualidade, que lhes vai permitir ter uma formação como deve ser, com todas as condições”, disse Miguel Costa Gomes.

O presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho, destacou a importância do novo Centro Escolar para a freguesia. “Nós estávamos a precisar de fazer melhoramentos na escola existente e esta acaba por ser uma obra que envolve as freguesias vizinhas”, revelou o autarca da Várzea.
A directora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Maria Paula Abreu, realçou que o projecto do novo Centro Escolar, ultrapassa largamente as fronteiras da freguesia. “É um projecto agregador da rede escolar nesta área do concelho. É um equipamento que irá a atrair as crianças que estão dispersas pelos estabelecimentos escolares desta área, que são estabelecimentos apenas com duas salas de aula”, declarou Maria Paula Abreu.
O Centro Escolar da Várzea vai concentrar os alunos das escolas básicas e jardins de infância das freguesias da Várzea, Airó, Adães e Midões.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.