Correio do Minho

Braga, terça-feira

Chef brasileiro vai dar nova ‘roupagem’ à comida portuguesa
Bem-Me-Quer é ‘Loja com História’ com carta cheia de “sabores e saberes”

Chef brasileiro vai dar nova ‘roupagem’ à comida portuguesa

Detido por agredir agente da PSP a soco em Vila Nova de Famalicão

Braga

2019-01-21 às 10h21

Paula Maia

Maumau Horsth vai protagonizar workshops de culinária, numa parceria entre o Pingo Doce e o Jornal Correio do Minho/Antena Minho. Receitas que poderá seguir através do programa ‘Conexão’.

Dar uma nova ‘roupagem’ à gastronomia portuguesa, com receitas simples e acessíveis a todos. Este será o mote dos workshops de culinária que arrancam hoje no Pingo Doce do Braga Parque, protagonizados pelo chef de Cozinha brasileiro Maumau Horsth. A iniciativa resulta de uma parceria entre o Pingo Doce e o Jornal Correio do Minho/ Rádio Antena Minho.
Os que não têm oportunidade de assistir ao vivo a estes workshops poderão aceder às receitas ao ouvir o programa ‘Conexão’, emitido Rádio Antena Minho, às sextas-feiras, entre as 12 e a 13 horas, onde o chef tem uma rubrica.

Maumau Horsth, actualmente responsável pela cozinha de um estabelecimento de renome na cidade, explica que o objectivo é ajudar as pessoas a preparar refeições para o seu dia-a-dia, de uma forma simples, mas carregadas de sabor e nutricionalmente equilibradas. “Inicialmente vamos começar por receitas simples. Mais à frente vamos introduzir técnicas mais avançadas, mas a ideia é recriar receitas para o dia-a-dia, para toda a gente”, explica o chef de cozinha que, depois de uma carreira de sucesso no Brasil, abraça agora novos projectos em Portugal. Tendo por base a riquíssima cozinha portuguesa, Maumau Horsth vai também incluir nos seus workshops ingredientes e alguns pratos da cozinha internacionais, numa tentativa de chegar a um leque mais alargado de público que diariamente se desloca ao Pingo Doce, dando corpo também a uma cozinha multicultural. “Vamos criar receitas a partir da diversidade de produtos e ingredientes que podemos encontrar no Pingo Doce, como, por exemplo, de Cabo Verde, do Brasil e de muitas outras culturas”, explica.

Mas, estes showcokings prometem surpreender os visitantes com algumas ideias. “Vou ensinar como usar a faca, como escolher os produtos, entre outros aspectos”, continua.
E se a cozinha é das maiores expressões culturais da humanidade, a música segue-lhe os passos. Conjugar as duas vertentes resulta numa verdadeira explosão multicultural que Maumau pretende incutir no seu novo projecto, dando asas à sua criatividade musical, talento que herdou do seu pai (que integra a famosa banda brasileira ‘Roupa Nova’). “Esta conjugação da cozinha com a música acontecerá, sobretudo, no programa ‘Conexão’”, revela o artista que é autor de uma rubrica no programa todas as sexta-feiras.

Depois de anos a dar aulas de alta gastronomia no Brasil, Maumau Horsth, a residir actualmente em Braga, revela que em Portugal, e em especial em Braga, há ainda pouca oferta no que diz respeito a aulas de culinária. “Gosto muito de dar aulas, de formar pessoas”, assume o chef.
Sobre a gastronomia portuguesa, Maumau destaca o tempero como principal factor, que lhe confere uma característica única. “O refogado com a cebola, o louro, é a base da comida portuguesa”, diz o artista que pretende manter esta raiz tradicional em todos os pratos que vai recriar.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.