Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
CIM entrega prémios do Concurso Escolar “Segredos do Alto Minho”
Caminha: Detido por posse ilegal de arma

CIM entrega prémios do Concurso Escolar “Segredos do Alto Minho”

Procissão da Burrinha cancelada

CIM entrega prémios do Concurso Escolar “Segredos do Alto Minho”

Alto Minho

2019-06-13 às 16h16

Redacção Redacção

Perante uma plateia de alunos e professores de estabelecimentos de ensino do 1º, 2º e 3º ciclos e do ensino secundário e profissional do Alto Minho, o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, deixou uma mensagem de boas-vindas e de agradecimento a todos os participantes, seguindo-se também as intervenções do primeiro secretário da CIM Alto Minho, Júlio Pereira, e do presidente do júri do Concurso, Ricardo Rodrigues.  

Citação

Realizou-se no Cine Teatro João Verde, em Monção, a sessão de anúncio dos resultados e entrega dos prémios do Concurso Escolar “Segredos do Alto Minho”, promovido no ano letivo de 2018/2019 pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho). O desafio foi promover o espírito criativo e inovador no território do Alto Minho, através da realização de projetos no âmbito das várias formas de expressão artística: ilustração (pintura ou desenho), criação literária e vídeo.
 
Perante uma plateia de alunos e professores de estabelecimentos de ensino do 1º, 2º e 3º ciclos e do ensino secundário e profissional do Alto Minho, o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, deixou uma mensagem de boas-vindas e de agradecimento a todos os participantes, seguindo-se também as intervenções do primeiro secretário da CIM Alto Minho, Júlio Pereira, e do presidente do júri do Concurso, Ricardo Rodrigues.
 
Responderam a este desafio 11 estabelecimentos educativos do Alto Minho, com um total de 32 trabalhos, elaborados por cerca de duas centenas de alunos, que incidiram sobre um segredo ou uma curiosidade de um dos concelhos do Alto Minho e/ou globalmente do território, números que demonstram o sucesso desta iniciativa.
 
A seleção dos trabalhos vencedores foi realizada por um júri independente, constituído por elementos com reconhecido mérito ou experiência empírica nas várias formas de expressão artística que integraram o concurso, nomeadamente, Álvaro Campelo, docente da Universidade Fernando Pessoa e vice-presidente do Centro Cultural do Alto Minho; Ricardo Rodrigues, designer e CEO da Blisq Creative, Brand Strategy Agency; e Francisco Trabulo, docente da Escola Superior de Educação, na área artística, e em representação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
 
Na categoria “Ilustração”, o primeiro prémio foi conquistado pelas turmas C1A2A 1º e 2º anos, da Escola Básica/ Jardim de Infância de Carvoeiro, do Agrupamento de Escolas de Barroselas, de Viana do Castelo. Para além dos critérios definidos, o júri valorizou a existência de um envolvimento das turmas e do professor, através da utilização de técnicas e materiais distintos. Foi bastante valorizada a componente de expressão artística para alunos desta idade. O segundo prémio foi conquistado pela turma B do 2º ano da Escola Básica/ Jardim de Infância de Vilar de Lamas, do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, de Valença. Para além dos critérios definidos, o júri valorizou a exploração expressiva dos materiais utilizados, sendo dos raros trabalhos que utilizou tecidos e diferentes texturas. O terceiro prémio foi conquistado pelas turmas L1/2 – 1º e 2º anos e L2/4 – 3º e 4º anos da escola EB1 Perafita – Lanhelas, do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, de Caminha. Para além dos critérios definidos, o júri valorizou a grande originalidade e a abrangência alargada da ilustração.
 
Na categoria de “Criação Literária”, o primeiro prémio foi atribuído à turma 2º CBI - 8º ano da ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho, de Viana do Castelo.
 
O primeiro prémio da categoria “Vídeo” foi entregue à turma D do 12º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca, enquanto que o segundo e terceiros prémios couberam, respetivamente, à turma de Técnico de Audiovisuais do 12º ano da ETAP – Escola Profissional e ao 12º Ano do Curso de Técnico de Restauração - Variante Restaurante/Bar e ao 11º Ano do Curso de Técnico de Restauração - Variante Cozinha/Pastelaria, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.
 
Os prémios foram atribuídos sob a forma de cheque-brinde para a aquisição de material (informático, didático/bibliográfico, etc.) no valor de 500 euros para o primeiro lugar, de 250 euros para o segundo lugar e de 125 euros para o terceiro lugar. A sessão de entrega de prémios teve ainda vários momentos de animação pelos “Irmãos Esferovite”, assim como uma exposição paralela com todos os trabalhos concorrentes.
 
Refira-se que este concurso escolar foi promovido no âmbito das ações do projeto “+REDE” - Coordenação, Dinamização, Acompanhamento e Monitorização Transversal”, do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - PIICIE “Alto Minho - School 4All,” que está ser dinamizado pela Comunidade Intermunicipal e pelos municípios do Alto Minho, sendo cofinanciado pelo Norte 2020/Fundo Social Europeu.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho