Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Cimeira apela a maior envolvimento das cidades nas decisões europeias
Esposende promove Festival do Teatro de Rua de 23 a 25 de agosto

Cimeira apela a maior envolvimento das cidades nas decisões europeias

Mar de gente assistiu à tradicional procissão dos pescadores

Cimeira apela a maior envolvimento das cidades nas decisões europeias

Nacional

2019-03-26 às 06h00

Redacção Redacção

Autarcas reunidos em Bruxelas. Cimeira de autarcas da Eurocities apela a um maior envolvimento das cidades nas principais decisões europeias.

Ricardo Rio participou na 2.ª Cimeira de Autarcas da Eurocites, que se realizou em Bruxelas entre os dias 20 e 21 de Março.
O autarca baracarense apresentou os resultados da campanha ‘Cities 4 Europe – Europe of Citizens’, destacando o envolvimento das associações juvenis nesta campanha.

O edil destacou que “entendemos que o melhor era estimular a participação dos jovens nesta campanha através de associações que naturalmente já trabalham com os jovens. Braga é uma cidade europeísta e que fomenta os valores da participação e da cidadania, sendo que é nesse espirito que estamos sempre a estimular a juventude a envolver-se directamente na construção do projecto europeu”.
Este encontro serviu para lançar o manifesto político para as próximas eleições europeias e apresentar os resultados da campanha europeia ‘Cities 4 Europe – Europe for Citizens’, com vista a aumentar a participação dos cidadãos na vida política.

Neste manifesto, os autarcas reunidos em Bruxelas apelaram às instituições europeias para ouvirem mais as cidades e criarem um interlocutor directo na próxima Comissão Europeia dedicado às cidades e à política urbana, com a criação de uma nova vice-presidência na Comissão. Ricardo Rio declarou o seu apoio à declaração da EUROCITIES. “É óbvio que as Cidades, pelo que representam e pela sua proximidade com os cidadãos, necessitam de ter um Comissário para as cidades com quem possam dialogar directamente”, disse.

Este encontro foi uma “chamada de atenção” para que as instituições da União Europeia se relacionem mais com os cidadãos e alterem a sua forma de trabalhar com eles.
“A Europa depende das cidades, pois são estas que estão na linha da frente para a resolução dos problemas e como tal devem ter um papel mais relevante”, rematou Rio.

O presidente da Câmara Municipal Braga destacou ainda que “as cidades têm estado activamente envolvidas no projecto europeu e o que dissemos em Bruxelas é que a União Europeia tem de envolver mais os autarcas, pois estes são os melhores embaixadores do projecto europeu junto dos cidadãos” e numa época em que há tanto descontentamento na Europa, para reganhar a confiança das pessoas é necessário que os representantes políticos mais próximos sejam cada vez mais ouvidos”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.