Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Cineasta argentino dá aula aberta de cinema de animação no IPCA
Câmara e Hospital de Guimarães realizam ação de promoção da saúde mental

Cineasta argentino dá aula aberta de cinema de animação no IPCA

S. José inspira concurso de artes plásticas

Cineasta argentino dá aula aberta de cinema de animação no IPCA

Ensino

2019-11-12 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Juan Pablo Zamarella orientou ‘masterclass’ sobre técnicas de animação numa iniciativa da Escola de Design do IPCA, a Casa da Animação e o CINANIMA.

“No mundo da curta metragem não há dinheiro, não podemos viver simplesmente dela”, confessou ontem, no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), o realizador e animador argentino Juan Pablo Zaramella, convidado para uma ‘masterclass’ promovida pela Escola Superior de Design, em parceria com a Casa da Animação-Associação Cultural e o CINANIMA-Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.
No final da ‘lição’ sobre produção e pós-produção de filmes de animação, Zaramella respondeu a alguns questões colocadas por alunos de Design do IPCA, nomeadamente sobre o financiamento deste tipo de actividade, admitindo que a mesma não constitui “negócio”. No seu caso, outros trabalhos para televisão e de publicidade representam alternativa de subsistência
Na ‘masterclass’, o cineasta argentino explicou conceitos e técnicas de produção utilizadas em ‘El Hombre Mas Chiquito del Mundo’, ‘Luminaris’, ‘Heroes’ e ‘Así Son las Cosas’, trabalhos através dos quais desenvolveu as técnicas realista, time lapse e mix media.

A sua curta-metragem ‘Luminaris’ venceu 324 prémios em todo o mundo, tendo alcançado a meta do Guiness de curta-metragem mais premiada de sempre. Em todos estes prémios por ‘Luminaris’, incluem-se os do público e da crítica em Annecy (2011) e uma pré-selecção para os Oscars na categoria de melhor Curta-Metragem de Animação. 
Em 2016. realizou a série ‘El Hombre Mas Chiquito del Mundo, uma co-produção franco-argentina. Este ano realizou a curta-metragem ‘Heroes’ e está a desenvolver um projecto para televisão chamado ‘Así Son las Cosas’. 

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.