Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Câmara de Braga apoia deslocações a Gaia de alunos do ensino artístico da dança
Regadio abre caminho a agricultura sustentável e inovadora

Câmara de Braga apoia deslocações a Gaia de alunos do ensino artístico da dança

Plano para a Igualdade pronto até final de 2020

Câmara de Braga apoia deslocações a Gaia de alunos do ensino artístico da dança

Braga

2019-11-19 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Agrupamento de Escolas de Maximinos oferece ensino artístico de dança. Câmara Municipal aprovou ontem apoio para deslocação de alunos até Vila Nova de Gaia.

Seis alunos do ensino artístico especializado da dança, no Agrupamento de Escolas de Maximinos, têm parte das suas aulas na Escola de Dança Ginasiano, em Vila Nova de Gaia. Para suportar as suas deslocações, a Câmara Municipal de Braga aprovou ontem a concessão de um apoio de 4 551 euros.
Apesar dos votos favoráveis, os vereadores da oposição salientaram o facto de a Escola Secundária de Maximinos não dispôr das condições necessárias ao ensino da dança. PS e CDU questionaram também a necessidade da deslocação dos alunos até Vila Nova de Gaia para cumprirem parte do seu plano curricular, existindo escolas de dança reconhecidas na cidade de Braga.

A vereadora da Educação, Lídia Dias, explicou que as escolas de dança do concelho não têm alvará necessário para assegurar o ensino oficial estes alunos.
Carlos Almeida, vereador da CDU entende que “faria mais sentido que fosse uma escola daqui, como é feito com o Conservatório Calouste Gulbenkian no caso da música”.
O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, manifestou disponibilidade para ajudar as escolas locais à certificação para o ensino artístico especializado da dança, embora a autarquia não se possa substituir à iniciativa privada.
O Agrupamento de Escolas de Maximinos disponibiliza ensino artístico da dança desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, em parceria com a Escola de Dança Ginasiano.

Segundo a coordenadora do ensino artístico especializado da dança, Cristina Gandra, os alunos têm de se deslocar várias vezes por semana a Vila Nova de Gaia.
O apoio camarário foi solicitado tendo em conta as dificuldades económicas das famílias de alguns alunos.
O ensino artístico especializado da dança em regime articulado é considerado, no contexto da oferta formativa do Agrupamento de Escolas de Maximinos, uma marca distintiva no contexto do concelho de Braga.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.