Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Câmara de Viana do Castelo publica trabalhos vencedores de prémio escolar
Campanha natalícia arranca com a ligação da iluminação e do som ambiente nas ruas

Câmara de Viana do Castelo publica trabalhos vencedores de prémio escolar

A escola inclusiva não se pode concretizar por decreto

Câmara de Viana do Castelo publica trabalhos vencedores de prémio escolar

Alto Minho

2019-06-18 às 13h54

Redacção Redacção

No próximo ano, a Câmara de Viana do Castelo vai publicar um segundo tomo com os trabalhos dos últimos cinco anos candidatados pelos alunos ao Prémio Escolar António Manuel Couto Viana.

Na entrega de prémios da 9.ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, José Maria Costa anunciou que durante a 10.ª edição da iniciativa será publicado um segundo tomo que vai reunir os últimos cinco anos de trabalhos realizados pelos alunos. A comemoração dos dez anos vai incluir ainda uma sessão comemorativa, a acontecer no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Recorde-se que o concurso foi criado pela Câmara de Viana do Castelo e é dinamizado pela Biblioteca Municipal, em homenagem à vida e à obra do escritor vianense António Manuel Couto Viana, que foi autor de literatura infantil, poeta, ensaísta, tradutor e dramaturgo.

O concurso tem por finalidade dar a conhecer a obra literária do autor e premiar produções literárias e artísticas da população estudantil infanto?juvenil da comunidade escolar vianense, sob as modalidades de Conto, de Ensaio, de Ilustração e de Poesia.
Na edição de 2019, foram apresentados à fase final do concurso 37 trabalhos de alunos de escolas públicas e privadas. Nesta fase final, o júri deliberou premiar 13 trabalhos nas modalidades Poesia, Conto, Ensaio e Ilustração, um por cada nível de escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário.

Na modalidade Conto, tema livre, o prémio foi atribuído a Bárbara Fernandes Ribeiro, com o conto ‘O mundo das cores’; Mercedes Figueira Botão de Noronha Rego, com o conto ‘O florescer do novo quadro’; Maria Dias Barreiro, com a obra ‘Não é preciso fingir ser quem não és!’; Sara Moreira Reis, com o trabalho ‘O conto que voa com o vento’.
Na modalidade Poesia, tema livre, o prémio foi atribuído a Lara Inês Maciel Gomes, com a poesia ‘António Manuel Couto Viana’; Luana Inês Afonso Costa, com a obra ‘Amizade todo o ano’; Diana Sofia Martins Dias, com o trabalho ‘Sobrevivência’; e Luís Filipe Borges Dias, com a poesia ‘Fim, demasiado’.

Na modalidade Ensaio, a partir da obra de António Manuel Couto Viana, o prémio foi atribuído ao Valentina Flores Morelli, com o ensaio ‘Natal cada vez menos’.
Na modalidade Ilustração, também a partir da obra do patrono do prémio, os premiados foram Eva Brito Cunha, com a ilustração a partir do poema ‘Primavera’ do livro ‘Versos de Cacaracá’; Íris Ribeiro Barros, com um trabalho a partir da ‘Lenda do Rio Neiva’ do livro ‘Lendas do Vale do Lima’; Joana Duarte Abreu Cruz, com a ilustração a partir do conto ‘A saia bormelha’ do livro ‘Tens visto o Antão? : contos pícaros e outros não’; e Catarina Ferreira Barros, com ilustração a partir do poema ‘Amar-te: a morte’ do livro ‘Raiz da lágrima’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.