Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Câmara Municipal acolhe cumprimentos oficiais da Mordomia
Dérbi minhoto em solo poveiro dá taça aos sub-17 da AF Braga

Câmara Municipal acolhe cumprimentos oficiais da Mordomia

Projecto promove inclusão social e cultural em Braga

Câmara Municipal acolhe cumprimentos oficiais da Mordomia

Alto Minho

2019-08-15 às 23h22

Redacção Redacção

Esta sexta-feira, dia 16 de Agosto, às 11 horas, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Viana do Castelo acolhe os cumprimentos oficiais das mordomas que vão marcar presença no Desfile da Mordomia da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Citação

Durante a maior romaria do país, Viana do Castelo vai receber duas delegações internacionais. Uma das delegações é encabeçada pelo autarca de Andorra La Vella, que vem à Romaria d’Agonia acompanhado pelo diretor do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Andorra. A outra delegação integra o Presidente da Câmara de Lézennes, França, que será acompanhado pelos gigantones daquela localidade francesa.

Durante os dias da festa, Viana do Castelo acolhe ainda o Rancho Folclórico Maria da Fonte, da Casa do Minho do Rio de Janeiro, recebendo Agostinho Ferreira dos Santos, Presidente da instituição, que recebeu o título de “Cidadão de Honra” de Viana do Castelo em 2017.

A Romaria d’Agonia acontece, este ano, de 16 a 20 de agosto, sendo que a história da romaria junta-se à história da Igreja d’Agonia. Data de 1674 a história da igreja em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição.

Hoje, o nome da santa está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal: a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, nascida em 1772 da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português para as celebrações religiosas e pagãs, que ainda hoje, são repetidas anualmente na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal. A Romaria d’Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho