Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Colégio Leonardo da Vinci uma instituição de referência
‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

Colégio Leonardo da Vinci uma instituição de referência

Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Colégio Leonardo da Vinci uma instituição  de referência

Economia

2018-12-17 às 09h12

Redacção Redacção

Em braga assume-se como uma unidade de ensino respeitada, conceituada e que deixa marca nos alunos e pais, estando na primeira linha do panorama das escolas privadas da capital do Minho.

Citação

O Colégio Leonardo da Vinci, é hoje uma instituição de ensino conceituada na cidade de Braga.
Hoje, o CLV afirma-se como um colégio com uma resposta competitiva e de elevada qualidade quando comparado com as restantes escolas do concelho. Nos últimos anos, o número de alunos inscritos tem aumentado exponencialmente, o que faz com que nos possamos situar, ao lado de outras instituições igualmente preponderantes, na primeira linha do panorama das escolas privadas de Braga. 

Como se consegue atingir os resultados que são reconhecidos por todos?
A missão do CLV assenta na formação integral da criança. Trabalhamos diariamente para que os nossos alunos alcancem sucesso académico nunca esquecendo a componente das atitudes, dos valores e dos afetos, para que possam crescer cidadãos autónomos, criativos, críticos e solidários. Para isso, apostamos numa pedagogia diferenciada procurando responder à diversidade dos alunos na sala de aula e à individualidade de cada um dentro e fora de portas. Não significa que disponibilizamos um ensino diferente a cada um dos nossos alunos, o que seria utópico, significa sim que fornecemos ferramentas para que todos tenham oportunidade de aprender. A finalidade do nosso trabalho quotidiano é formar alunos capazes e felizes. 

Como consegue conciliar bons resultados académicos e a vossa pedagogia diferenciada?
Uma é o resultado da outra, ou seja, a nossa pedagogia diferenciada conduz aos bons resultados académicos. Somos um colégio inclusivo, a partir da heterogeneidade dos nossos alunos, e tendo em conta as suas diferenças, os nossos profissionais recorrem a uma variedade de estratégias, abordagens e métodos de ensino que promovem o sucesso académico, respeitando sempre os limites de cada um deles. O nosso projeto não se prende com rankings. Claro que trabalhamos diariamente para que os nossos alunos alcancem cada vez melhores resultados académicos, contudo, a nossa missão nunca esquece os valores humanos e sociais.
Reforço, mais uma vez, a ideia de que formamos alunos capazes e felizes.

Mas qual é o segredo do Colégio Leonardo da Vinci?
No ensino não há receitas, não há segredos. Mais, quando se trata de crianças e do seu dia a dia, sim, porque muitas delas passam grande parte do seu dia dentro do CLV, a palavra chave é ambiente, o ambiente em que a aprendizagem é oferecida. A forma como os nossos alunos aprendem e como se sentem ao aprender é a chave de ouro que abre a porta desse segredo. Os nossos professores e colaboradores são aqueles que abrem essa mesma porta.

Que requisitos tem que ter para ser professor no Colégio Leonardo da Vinci?
Todos os professores que queiram trabalhar no Colégio Leonardo da Vinci têm que ser competentes e totalmente qualifica- dos na área para a qual se candidatam. Tão importante como o seu currículo é a flexibilidade que têm que apresentar. Os docentes sabem que no Colégio Leonardo da Vinci tem que estar atentos aos nossos alunos e cuidar deles como se filhos fossem. Neste momento, podemos dizer que o projeto que nos propusemos implementar está conseguido, e temos, sem dúvida, que agradecer ao nosso corpo docente.
Todos os nossos professores aprenderam a ajustar-se à nossa missão e eu, enquanto diretora pedagógica, estou sempre disposta a receber o seu contributo e as suas críticas para que, juntos, possamos ser cada vez melhores.



Os docentes do Colégio Leonardo da Vinci sabem isso?
Naturalmente que sim, não só os docentes, como os não docentes e toda a comunidade escolar, da qual fazem parte as famílias.

Os pais têm consciência do vosso projeto?
Como já referi, as nossas inscrições têm aumentado significativamente ao longo destes dois/três últimos anos. Temos uma procura, para todos os níveis de ensino, que ultrapassa, em muito, a nossa capacidade de resposta. São os próprios pais dos nossos alunos que nos recomendam a familiares e amigos. Essa é a prova que os pais têm consciência do nosso projeto e confiam na nossa missão. Sabemos que o papel da família é hoje insubstituível, e nós promovemos a participação dos pais no nosso projeto. Por exemplo, o Dia da Família é já uma festa ansiosamente esperada em cada ano letivo.
Os melhores educadores, e os nossos pais são, tem hoje como principal preocupação os valores que os filhos possam adquirir, do que propriamente com a competição dos rankings.
Querem a estabilidade dos filhos e que eles se importem com os outros.

Que objetivos tem o Colégio Leonardo da Vinci para o futuro?
Trabalhamos diariamente para melhorar um futuro próximo. Acabamos de vencer um objetivo importante, a introdução do segundo ciclo. Neste momento, pretendemos aperfeiçoar o nosso projeto educativo, acompanhar de uma forma rigorosa e crítica todas as mudanças, inovações e propostas oriundas do Ministério da Educação, e, principalmente, manter o nosso caminho rumo à excelência. Naturalmente que estaremos cada vez mais exigentes com a qualidade do processo ensino/aprendizagem, com a implementação/melhoria de atividades de enriquecimento curricular e oferta complementar, com a nossa ligação com o meio que nos envolve, bem como com a relação entre todos os agentes educativos. Além de tudo isto, o nosso futuro prender-se-á sempre com objetivos afetos à promoção de valores.

Falou na melhoria da oferta das atividades de complemento curricular?
A nossa oferta é pensada em função do nosso projeto educativo. O Inglês Cambridge diário, a educação física duas vezes por semana, os apoios educativos são apenas algumas das atividades que potenciam a formação integral da criança que tanto preconizamos. A par destas, fizemos algumas parcerias de sucesso, entre elas, a Escola de Ballet Entartes, a Academia de teatro - Tin.Bra, o Projeto MaisMúsica, o Palco de Estrelas, a Escola de Dança- Nelson Plácido. Disponibilizamos ainda outras atividades como o basquetebol, futebol, natação, yoga, Karaté, Ginástica artística, Robótica e informática. Ou seja, o CLV oferece um leque variado de atividades de complemento e enriquecimento curricular dentro de portas.

Como está a aposta no 2.º ciclo do Colégio Leonardo da Vinci?
Quando a 15 de setembro de 2016 foram inauguradas as novas instalações, afirmou o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio: “Vermos um projeto destes crescer é sinal de reconhecimento, é sinal também da qualidade do que aqui (Colégio Leonardo da Vinci), está a ser desenvolvido e Braga só tem a ganhar com projetos como este”.
Esta afirmação teve um forte impacto em todos os que aqui trabalham diariamente, não só pelo reconhecimento, que é sempre bom, mas principalmente pela responsabilidade em correspondermos às espectativas depositadas em nós. Posso afirmar que o nosso 2.º ciclo não só é uma aposta ganha como está completamente integrado no espírito de todo o Colégio.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho