Correio do Minho

Braga, terça-feira

Comitiva sul-americana em Cerveira e Tomiño
Associação Eixo Atlântico defende ligação ferroviária directa à Linha do Minho

Comitiva sul-americana em Cerveira e Tomiño

Requalificação EB2,3/secundária constitui “um salto” para o futuro de Celorico de Basto

Economia

2018-06-12 às 22h10

Redacção

Uma delegação de 30 representantes da América do Sul e de diferentes concelhos, universidades e entidades galegas e portuguesas, esteve, no dia 7 de Junho, em Vila Nova de Cerveira e Tomiño para conhecer a experiência de cooperação transfronteiriça. Ação integra o Seminário CPS ESPON (Cross Border Public Services.1), organizado pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal, e que decorreu em Vigo.

O programa de cooperação ESPON 2020 tem como objetivo apoiar a eficácia da política de coesão da União Europeia e de outros programas e políticas sectoriais, no âmbito dos fundos estruturais e de investimento europeus, assim como as políticas de desenvolvimento territorial.

Neste sentido, na manhã do passado dia 7 de Junho, técnicos dos concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño participaram em Vigo, no Seminário CPS ESPON, na Mesa Redonda sobre Cooperação Local para a prestação de serviços públicos municipais transfronteiriços, apresentando o relatório 'Amizade Cerveira-Tomiño: construindo uma eurocidade participativa', no qual foi abordada a trajetória de trabalho conjunto dos dois concelhos, com experiências tão singulares como o OPT (Orçamento Participativo Transfronteiriço); a figura das provedoras da cidadania transfronteiriça ou os serviços, equipamentos e atividades partilhadas.

O período da tarde ficou reservado para uma visita in loco, com início em Tomiño, com uma receção no Concello de Tomiño, pela Acaldesa Sandra Gonzalez, seguido de um encontro com as provedoras transfronteiriças.

Posteriormente, a delegação deslocou-se a Vila Nova de Cerveira, tendo sido recebida pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, na Biblioteca Municipal, onde se encontrava patente a exposição que dá a conhecer os 24 trabalhos apresentados ao Concurso Internacional de Ideias para a construção da futura travessia pedonal e ciclável sobre o rio Minho, fazendo a ligação entre os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño. A visita terminou na Piscina Municipal, por ser um bom exemplo de partilha de equipamentos públicos, com uma utilização de 60% de galegos e 40% portugueses.

O Seminário CPS ESPON termina na sexta-feira, 8 de Junho, em Vigo, com uma mesa de debate sobre o desenvolvimento e futuras alternativas na prestação de serviços públicos a nível transfronteiriço.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.