Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Crianças aprendem a cuidar da floresta em Celorico de Basto
Natas de vinho do Porto é a iguaria inovadora servida na Pastelaria Soares

Crianças aprendem a cuidar da floresta em Celorico de Basto

Autarca de Viana do Castelo defende participação das autarquias nas Administrações Portuárias

Cávado

2018-07-22 às 14h00

Redacção

Sensibilizar os mais novos, que participam no Campo de Férias de Gandarela, para a prevenção de fogos foi o objectivo de mais uma acção.

As cerca de 80 crianças que integram o Campo de Férias da Gandarela participaram numa acção de sensibilização promovida pelos Bombeiros Voluntários Celoricenses sobre ‘Cuidar da Floresta’. “Procuramos oferecer às nossas crianças, durante estas seis semanas, actividades que sejam divertidas mas não esquecemos o factor aprendizagem. Esta acção é uma questão de cidadania que devia ser colocada em prática por todos mas que é, muitas vezes, declinada” disse Vera Carvalho, coordenadora do campo de férias.
De facto, os bombeiros procuraram sensibilizar as crianças e mostrar-lhes quais os comportamentos a adquirir para cuidar das florestas. Não deitar lixo nas florestas e fazer limpeza regular, são duas normas que ficaram bem explícitas durante a acção de sensibilização. Explicaram ainda que cuidar bem das florestas ajuda a minimizar os riscos de incendio e, em caso de incêndio, torna-me mais fácil a sua extinção e diminui o risco para pessoas, animais e bens.
“De facto estas acções são muito importantes para nós. Na semana passada tivemos a Guarda Nacional Republicada a ensinar regras de segurança quando se circula de bicicleta, e afazer uma operação STOP e tivemos os bombeiros a explicar como cuidar da florestas e não ficaremos por aqui. A sensibilização para estas problemáticas é fundamental porque as crianças aprendem enquanto se divertem”, referiu Daniel Meireles, presidente do Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela de Basto, organizador deste campo de férias.
De facto, este campo de férias procura ser o mais completo possível dando às crianças a hipótese de vivenciar experiências únicas, divertidas e pedagógicas. Esta acção em particular é muito importante, primeiro porque estamos no período crítico, com mais probabilidade de incêndios, e depois é preciso não esquecer as tragédias que o nosso país sofreu nos últimos anos”, ressalvou, entretanto, o vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto.
O campo de férias mostra-se dinâmico nas várias actividades apresentadas, para além das acções de sensibilização já referidas, aos mais novos já foram à praia, à piscina, ao parque aquático de Amarante, fizeram jardinagem, visitaram a fábrica dos chocolates de Vila do Conde, participaram no atelier de cerâmica, foram ao cinema e muito mais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.