Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Deputada galega vai pedir explicações ao governo espanhol sobre saída sul de Vigo
Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

Deputada galega vai pedir explicações ao governo espanhol sobre saída sul de Vigo

Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

Deputada galega vai pedir explicações ao governo espanhol sobre saída sul de Vigo

Nacional

2018-12-18 às 06h00

Redacção Redacção

Alexandra Fernández, que ontem se reuniu com o secretário-geral do Eixo Atlântico para se inteirar da situação da infraestruturas da Euro-região, vai pedir a comparência no parlamento do ministro de Fomento para dar explicações sobre o projecto.

Citação

Alexandra Fernández, deputada de En Marea pela província de Prontevedra, vai pedir a comparência no parlamento do ministro de Fomento, José Luis Ábalos, para dar “explicações detalhadas” sobre a real situação do projecto da saíde sul de Vigo.
A deputada reuniu, na manhã de ontem, com o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vásquez Mao, para se inteirar sobre o estado das infraestruturas da Euro-Região na sequência da reunião que o responsável teve com o secretário-geral de Infraestruturas do Ministério e na qual “foi notória a ausência de datas marcadas para avançar nos projectos”.
O secretário-geral do Eixo Atlântico detalhou os resultados da reunião realizada na passada semana em Madrid, com os temas prioritários para o Eixo Atlântico em cima da mesa, entre os quais a saída sul de Vigo e o Corredor Atlântico.

A deputada explicou que o seu grupo tem vindo a trabalhar nos últimos meses na saída sul de Vigo, conseguindo o apoio do PSOE, embora de momento “não haja resultados concretos”. Assim, e face aos próximos orçamentos, o grupo exigirá ao soverno socialista compromissos nesta matéria. “Existe já uma parcela para o estudo prévio da saída sul. Vamos perguntar qual é o estado de cumprimento actual”, indicou Alexandra Fernández.
Recorde-se que o presidente do Eixo Atlântico, Alfredo García, juntamente com o secretário-geral do Eixo e o presidente de Monforte, José Tomé, reuniram na passada semana,no Ministério do Fomento, com o secretário-geral de infraestruturas, José Javier Izquierdo Roncero, onde abordaram os temas galegos defendidos pelo Eixo Atlântico e que estão pendentes de execução, nomeadamente a saída sul de Vigo e o Corredor do Atlântico. A reunião, que Xoán Vázquez Mao qualificou de “agridoce e abaixo das expectativas”, teve o seu lado positivo no corredor do Atlântico.

No que diz respeito ao corredor, sobre o qual o Eixo tem vindo a alertar da necessidade de que os estudos estejam prontos em 2021, quando se liberem os fundos europeus do próximo período de programação para os solicitar rapidamente, o secretário-geral de infraestruturas informou de que Adif está a trabalhar no plano director de renovação e modernização do corredor noroeste, que será apresentando pelo ministro previsivelmente antes do final de Janeiro.
A parte negativa da reunião, na opinião do secretário-geral do Eixo Atlântico, foi a saída Sul de Vigo. Para que possam iniciar a sua tramitação é imprescindível que a Secretaria-Geral de Infra- -estruturas, através da sub-direcção geral de Planificação Ferroviária, coloque a exposição pública o estudo informativo.

Xoán Vázquez Mao transmitiu ao secretário-geral de Infraestruturas a sua preocupação pelos prazos, mas “em qualquer caso as lutas políticas não devem afectar compromissos institucionais entre o Governo de Espanha e a comunidade autónoma da Galiza”, referiu.
Perante a negação reiterada do secretário-geral de Infraestruturas de dar uma data para a exposição pública do estudo, Mao demonstrou o descontentamento comparativo pelo facto de os projectos da Galiza não terem data, enquanto o ministro se compromete publicamente com os projectos do Mediterrâneo, comunicando-lhe a sua intenção de falar com os deputados galegos em Madrid para que pressionem o cumprimento dos compromissos institucionais.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho