Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Diversão é a palavra de ordem na ‘Augusta Con’ no Mosteiro de Tibães
CDP Awards Europe: Guimarães foi a única cidade portuguesa premiada

Diversão é a palavra de ordem na ‘Augusta Con’ no Mosteiro de Tibães

Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Diversão é a palavra de ordem na ‘Augusta Con’ no Mosteiro de Tibães

Braga

2018-12-09 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Até hoje há um mundo de jogos de tabuleiro para experimentar em vários espaços do Mosteiro de S. Martinho de Tibães. Diversão é a palavra de ordem.

Citação

O desafio não podia ser mais aliciante: jogar e foram muitos, entre miúdos e graúdos, os que ontem se renderam à ‘Augusta Con’ - Convenção Internacional do Jogo - que levou inúmeros participantes ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães.
A pares, em família, pelo prazer de jogar ou pela descoberta e com quase um milhar de diferentes títulos à disposição, a primeira edição da ‘Augusta Con’ que só hoje termina, já se salda pelo sucesso, garante o dirigente da associação juvenil ‘Cidade Curiosa’, Alberto Pereira.

O foco desta primeira edição da ‘Augusta Con’ - projecto que foi sufragado no âmbito do orçamento participativo ‘Tu Decides!’ - foram as famílias.
“O objectivo é que a família descubra e acredite no potencial dos jogos de tabuleiro” aponta Alberto Pereira, para quem a principal regra é divertir-se.
Ontem, as famílias responderam ao repto. Ana Rita e os filhos, José Afonso, de cinco anos, e de Margarida, de apenas dois, vieram da Póvoa de Lanhoso para jogar.
“Para aprender a brincar sem ser com tablets” explica Ana Rita, depois de já ter passado por vários jogos com os filhos e pelo atelier que permitiu aos participantes construir um jogo.
Ana Rita revela que já conhece a ‘Cidade Curiosa - Associação’ e este fim-de-semana surgiu a oportunidade de participar.

Para Luciana Santos, a ‘Augusta Con’ foi pretexto para “viver um momento em família” com a filha de quatro anos e outro casal amigo.
A morar em Braga há cerca de um ano, esta mãe classifica iniciativa como “excelente” por conjugar a oportunidade de conhecer os jogos e de brincar, mas sobretudo por ser para as famílias.

Luciana Santos destaca também a apreensão das regras por parte das crianças, ao mesmo tempo que brincam. “Regras como esperar a vez e respeitar as próprias regras do jogo são também um ensinamento” realça.
Julieta Cunha também veio em família para um dia diferente com “o telemóvel desligado e longe da televisão”.
Esta família veio pela mão da filha mais velha, Bárbara, de oito anos, que já tinha estado na ‘Augusta Con’ com a escola e ontem experimentou mais jogos.
O casal de estudantes universitários, André Gonçalves e Cláudia Serra, também aproveitou ontem para conhecer jogos novos. Ambos gostam de jogos de tabuleiro e chegam a ficar, entre amigos, em convívio, até às 5 horas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho