Correio do Minho

Braga, terça-feira

Documentário que retrata romarias premiado no Tourism Film Festival
Museus de Famalicão estão vivos e recomendam-se

Documentário que retrata romarias premiado no Tourism Film Festival

Sara Couto Saúde & Beleza: o segredo para o seu bem-estar

Alto Minho

2018-10-30 às 06h00

Redacção

‘Herança’, o documentário que retrata as festas e romarias do concelho de Viana do Castelo, da autoria de Flávio Cruz, foi premiado no ART&TUR - International Tourism Film Festival.

O documentário ‘Herança’, que retrata as festas e romarias do concelho de Viana do Castlo, da autoria do vianense Flávio Cruz, foi premiado no ART&TUR – International Tourism Film Festival como melhor documentário internacional na categoria ‘Etnografia e Socie-dade’.
O filme resultou de um projecto que foi lançado, em 2016, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, para levantamento fotográfico e vídeo das festas mais emblemáticas do concelho.

O documentário assume que a herança cultural de um povo é, na sua autenticidade, uma das maiores riquezas da sociedade que, na sua identidade, congrega as histórias de tempos idos e a inquietude da vontade de a perpetuar.
O documentário ‘Herança’ retrata, de forma genuína e fiel, os processos de socialização e transmissão de valores culturais e sociais de algumas festas e romarias do concelho de Viana do Castelo, numa óptica de protecção do património cultural e imaterial.
Esta viagem festiva, de simbiose entre o religioso e o profano, reforça a consciência de que um povo sem memória não existe, sendo necessário preservar, investigar e reconstituir essa memória patrimonial e divulgar as nossas tradições, tornando-as prioritárias.

Com uma clara consciência de que a tradição não se dissocia de conceitos de modernidade, ‘Herança’ apresenta uma banda sonora com temas originais e temas populares que, pelos dedos e pelo fole de Luís Pinheiro, foram alvo de arranjos com influências musicais contemporâneas.
O Festival ART&TUR tem como missão ser referência nacional no domínio do cinema turístico, criando um ecossistema favorável à criatividade e à inovação neste sector, e prestigiando os melhores projectos e conferindo-lhes maior visibilidade nacional e internacional.
Refira-se, a propósito, que desde 2008, o Festival ART&TUR é membro do CIFFT - International Committee Tourism Film Festivals.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.