Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
“É a melhor homenagem a D. Gualdim Pais que viveu e deixou a sua marca em Amares”
Semana Santa pelos olhos dos mais novos

“É a melhor homenagem a D. Gualdim Pais que viveu e deixou a sua marca em Amares”

Exposição "O Xaile no Traje" de Ivo Rua na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca

“É a melhor homenagem a D. Gualdim Pais que viveu e deixou a sua marca em Amares”

As Nossas Escolas

2018-11-03 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

É com um painel de ferro a decorar a parede de entrada do Centro Escolar D. Gualdim Pais, que a Câmara Municipal de Amares homenageia o guerreiro que deixou a sua “marca” no concelho, de tal forma que Amares dá o seu nome a ruas, praças e escolas.

Citação

Tomás Rodrigues Cunha, de cinco anos, é o autor do desenho que deu azo ao painel comemorativo dos 900 anos do nascimento de D. Gualdim Pais inaugurado, ontem, no Centro Escolar D. Gualdim Pais, em Amares. O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, diz que este “é o contributo maior” que podia ser dado a um guerreiro que viveu e deixou a sua “marca” no concelho de Amares.
“Este é um momento alto e a melhor homenagem que podemos dar a D. Gualdim Pais, perpetuando a sua memória junto das nossas crianças, que são o futuro do nosso concelho, e que ao aprender um pouco mais sobre este guerreiro vão agora para as suas casas falar dele aos seus pais e avós”, sublinhou o autarca amarense.

O desenho do pequeno Tomás foi o escolhido entre 225 elaborados pelos alunos do Centro Escolar D. Gualdim Pais, depois de a autarquia o ter desafiado para ilustrar o guerreiro.
Ao colo dos pais, Vítor e Sylvie, o aluno contou que se inspirou na estátua de D. Gualdim Pais que está praça com o mesmo nome. “Ele foi um guerreiro muito importante do nosso concelho”, disse. Foi o seu desenho, esboçado a carvão, aquele que melhor interpretou a força do guerreiro que todos os amarenses conhecem, pelo menos pelo nome.
O painel comemorativo dos 900 anos do nascimento de D. Gualdim Pais foi apresentado ontem à comunidade amarense, inaugurando-se simultaneamente a exposição de desenhos sobre o guerreiro.
“Esta foi uma iniciativa muito importante porque envolveu toda a comunidade educativa, a autarquia e o concelho de Amares e os trabalhos elaborados pelos alunos estão muito interessantes e evidenciam a personalidade de força de D. Gualdim Pais”, destacou.

Para o presidente da Câmara de Amares, “mais importante do que os concelhos se debaterem pelo local de nascimento de D. Gualdim Pais, que é de Amares, Vila Verde, Coimbra ou Tomar, é homenagear, de facto, este guerreiro - que, o concelho de Amares sempre soube valorizar e é por isso que desde há muitos e muitos anos tem na Praça D. Gualdim Pais a sua estátua”.
Além da praça e da estátua, Amares dá o nome de D. Gualdim Pais também ao seu centro escolar e a uma rua. “Nós temos feito este trabalho porque, realmente, D. Gualdim Pais deixou cá uma marca, mas é importante lembrar tudo o que fez pelo país”, frisou Manuel Moreira.

A directora do Centro Escolar D. Gualdim Pais, Maria José Fernandes, referiu que o desafio da câmara na promoção deste concurso de desenhos sobre o guerreiro foi recebido “com muito carinho” no seio da comunidade educativa. “Os nossos docentes realizaram um trabalho rigorosíssimo em contexto de sala de aula”, indicou a responsável. “D. Gualdim Pais foi um grande guerreiro e desempenhou um importante trabalho de retaguarda do nosso rei D. Afonso Henriques, sobretudo de combate contra os mouros, em defesa do nosso território e da fé cristã”, explicou a docente.
“Esta é, sem dúvida, a melhor forma de os mais novos compreenderem a história de D. Gualdim Pais”, aponta Paulo Brito, presidente da Junta da União de Freguesias de Amares e Figueiredo. “Este projecto é uma mais-valia para a união de freguesias e serve o propósito de destacar a importância de D. Gualdim Pais no nosso concelho”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho