Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Encontros, oficinas e comemorações marcam segunda semana do Visão’25
Leitores da Biblioteca Municipal de Esposende celebraram Natal em festa-convívio

Encontros, oficinas e comemorações marcam segunda semana do Visão’25

Bolo-Rei gigante na Praça Conde de Agrolongo

Vale do Ave

2018-09-24 às 19h11

Redacção

Forte participação da comunidade marca primeiros dias do evento

Arrancou da melhor forma possível, a terceira edição do Festival Famalicão Visão’25 com uma semana repleta de iniciativas e uma forte adesão da comunidade envolvente.

Para esta segunda semana de eventos destaque para a sessão solene comemorativa do Dia do Concelho, que se realiza na sexta-feira, 28 de setembro, a partir das 18h00, no Largo da Nossa Senhora do Amparo, em Vermoim. O momento ficará marcado pela entrega dos Selos Famalicão Visão’25, a chancela municipal que reconhece e valoriza publicamente iniciativas, ações ou projetos, produtos ou serviços que contribuem para a afirmação do concelho como uma sociedade coesa e solidária, com uma economia inovadora e empreendedora, em convivência com uma paisagem urbano-rural ambientalmente qualificada e única.

Antes ainda das comemorações do Dia do Concelho, decorre amanhã, terça-feira, pelas 15h00, no Citeve, um encontro de negócios, entre empresas famalicenses da área do agroalimentar, empresas de Sevilha e das Astúrias, de Cork na Irlanda e de Belfast no Reino Unido. No quadro do programa comunitário Interrg – Atlantic Area, Famalicão será palco de uma reunião de empresas que procuram internacionalizar-se estabelecendo canais de cooperação para a distribuição e comercialização de produtos.

Na quarta-feira, a partir das 14h00, decorre nos serviços educativos do Parque da Devesa, uma oficina participada entre utilizadores e equipa do parque para a ativação de um programa de voluntariado para a Devesa.

Sob o tema Comunidade de Futuro, o Festival Famalicão Visão’25 realiza-se até 27 de outubro, com a colaboração de mais de 60 entidades e a promoção de cerca de 25 ações diversificadas e descentralizadas, que envolvem diretamente muitas centenas de pessoas.

Recorde-se que o projeto Famalicão Visão 25 nasceu em 2014 no enquadramento da elaboração do Plano Estratégico 2014-2025 para o concelho, que apontou para o desenvolvimento de uma comunidade verde tecno-industrial global, num território verde multifuncional. Na altura, a autarquia utilizou o sofá para questionar os famalicenses sobre “como gostariam de ver Famalicão daqui a 10 anos?”, envolvendo-os num verdadeiro ato de cidadania e de participação cívica. Mais de mil pessoas sentaram-se no sofá e partilharam os seus projetos para o futuro com a comunidade.

Entretanto, em 2016, realizou-se a segunda edição do festival, sob o lema “Marcas de Futuro”, com um pedido sério de compromisso e envolvimento dos famalicenses com a comunidade. A questão colocada era “O que podes fazer por Famalicão”, sendo que a resposta implicava diretamente uma vontade e um compromisso. Compromisso esse que se pretende agora renovar com a pergunta “O que mais gosta de Famalicão?” a dar a ignição para uma grande reflexão coletiva sobre o futuro da comunidade.

O sofá amarelo acompanhará as várias iniciativas interpelando e interagindo com os famalicenses.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.