Correio do Minho

Braga,

Erasmus+ levou comitiva da Sá de Miranda à Letónia
Mini-Hondas ‘invadem’ festas sanjoaninas

Erasmus+ levou comitiva da Sá de Miranda à Letónia

Sem gigantones e cabeçudos o S. João de Braga não seria o mesmo

As Nossas Escolas

2019-05-22 às 10h25

Redacção

Alunos e professores da Escola Sá de Miranda visitaram a Letónia no âmbito do projecto Erasmus+, onde partilharam experiências.

No âmbito do projecto Erasmus+ ‘Efective e-Learning System Based on Digital Competences’, um grupo de quatro pro- fessores do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda participou num encontro de trabalho, reflexão e partilha de experiências que se realizou na cidade de Tukums, na Letónia, e que contou com a colaboração de professores da Letónia, Roménia, Suécia, Grécia e Croácia.
Durante uma semana de trabalho foram partilhadas experiências sobre a utilização de plataformas e-learning, discutiram-se as potencialidades, as vantagens, os riscos e dificuldades da sua utilização e, no caso português, procurou-se avaliar de que forma a sua utilização pode ser um instrumento na concretização de uma escola promotora de maiores e melhores aprendizagens, assentes no desenvolvimento de estratégias de diferenciação pedagógica e, finalmente, de que forma poderão ser um instrumento de concretização de algumas das competências previstas no perfil do aluno.

Dando corpo ao objectivo de promover o desenvolvimento de competências digitais dos alunos das escolas envolvidas no projecto e numa partilha de saberes e experiências, uma professora do Agrupamento Sá de Miranda leccionou uma aula de programação a um conjunto de alunos de escolas da Letónia tendo como ponto de partida actividades que tem desenvolvido com os respectivos alunos do 1.º ciclo e que permitiram que pudessem desenvolver competências de pensamento computacional.
No âmbito deste mesmo projecto os alunos da Turma 9 do 10.º ano da Secundária Sá de Miranda participaram numa aula que decorreu, em simultâneo, na respectiva sala de aula e numa sala da ‘Tukums Evening and Distance Secondary School’, em Tukums onde se encontravam o respectivo professor e os restantes envolvidos neste projecto de partilha de experiências de utilização das competências digitais.

Assim, com recurso aos respectivos telemóveis, os alunos foram concretizando as actividades que iam sendo disponibilizadas pelo respectivo professor, tendo como suporte a utilização de plataforma de e-learning Edmodo, Nearpod e Socrative.
Em simultâneo, na Letónia a respectiva concretização ia sendo acompanhada pelos diferentes professores envolvidos no projecto e servia de base à discussão e trabalho que que estavam a desenvolver sobre as vantagens, potencialidades, riscos e limitações da utilização de plataformas e-learning (assíncronas ou síncronas) num esforço de procurar estratégias e metodologias que aumentem a eficácia da aprendizagem dos alunos, o grande objectivo deste projecto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.