Correio do Minho

Braga, terça-feira

Escolas recolhem 16,3 toneladas de equipamentos e pilhas usadas
Suspeito de morte de prostituta em Guimarães libertado por excesso de prisão preventiva

Escolas recolhem 16,3 toneladas de equipamentos e pilhas usadas

Cais Novo é referência da boa pastelaria no centro de Terras de Bouro

As Nossas Escolas

2018-10-09 às 06h00

José Paulo Silva

Geração Depositrão recolheu 460 toneladas de equipamentos eléctricos e electrónicos e pilhas usadas no último ano lectivo. Mais de 16 toneladas foram entregues por escolas do distrito.

No ano lectivo de 2017/2018 foram recolhidas 16, 3 toneladas de equipamentos eléctricos e electrónicos e pilhas em fim de vida, em escolas do distrito de Braga, no âmbito da décima edição da campanha ‘Geração Depositrão’.
O Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, a Escola Básica 2,3 Virgínia Moura e a Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva ocupam o top 3 distrital, contribuindo com cerca de sete toneladas para uma campanha que se saldou, em termos nacionais, por 460 toneladas recolhidas em mais de 900 escolas e entidades, o que representa um aumento de 11% face à edição anterior.
Outras distinções foram atribuídas a escolas do distrito de Braga, nomeadamente ao Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, de Braga, estabelecimento que recolheu mais peso de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) em 2018.

A Escola Básica 2,3 de Real, em Braga, foi distinguida como a que recolheu mais peso de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A),
Filipa Moita, responsável de comunicação da campanha ‘Geração Despositrão’, sublinha que “o compromisso assinado pelas escolas e entidades que participaram é motivo de orgulho e satisfação, pois a recolha destes resíduos, muitos deles perigosos, tem sido uma causa defendida por todos e abraçada com muita energia e dedicação”.
A mesma responsável adiantou que “a Geração Depositrão continuará a estimular e educar os cidadãos para a adopção de boas práticas” e que “as escolas são inspiradoras e provam todos os anos a sua capacidade gigante de participar ativamente na construção de um ambiente melhor e mais saudável.”

Actualmente, as escolas participantes na ‘Geração Depositrão possibilitam o envolvimento de mais de 420 mil alunos e cerca 45 mil professores de todos os níveis de ensino, com maior incidência nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico nesta campanha ambiental.
Esta iniciativa da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce e Worten.

Lançada em 2007, a campanha tem como objectivos transmitir a crianças e jovens os principais conceitos relacionados com os resíduos eléctricos e electrónicos, compreender o fluxo destes resíduos, destacar a responsabilidade de encaminhamento dos mesmos e introduzir o tratamento e/ou reciclagem destes resíduos no conjunto de preocupaçoes dos cidadãos.
Para o efeito, as escolas trabalham na informação e sensibilização dos cidadãos, motivando o comportamento da entrega de pequenos electrodomésticos e pilhas usadas, e a ERP Portugal assegura a recolha e encaminhamento dos mesmos resíduos para tratamento e reciclagem.
A ‘Geração Depositrão’ é a campanha escolar de recolha de REEE e RP&A a decorrer há mais anos consecutivos, o que já permitiu o correcto encaminhamento de mais de duas mil toneladas destes resíduos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.