Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Esposende reclama solução urgente para a barra
Dia Internacional do Desporto Universitário em Azurém

Esposende reclama solução urgente para a barra

Homem de 74 anos dado como desaparecido

Esposende reclama solução urgente para a barra

Cávado

2019-11-21 às 18h10

Redacção Redacção

Na sequência do agravamento das condições da barra de Esposende, que impede o desenvolvimento da actividade piscatória local, o Município de Esposende está a desenvolver esforços na busca de uma solução para este problema.

Município de Esposende reclama solução urgente e definitiva para a barra. Tal como tinha sido adiantado pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, o Município aprovou hoje, em reunião do executivo e por unanimidade, uma proposta a solicitar a intervenção do Ministério do Ambiente, com vista a uma solução definitiva, e a solicitar o reconhecimento do interesse estratégico do rio Cávado para a região, bem como a urgência das intervenções solicitadas, por parte da Comunidade Intermunicipal do Cávado e Conselho Regional do Norte, órgão consultivo da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

A proposta, que remetemos em anexo, será submetida à aprovação da Assembleia Municipal de Esposende, na sessão que decorrerá na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, às 21 horas.
 
O objetivo é congregar forças de todas as partes interessadas, tanto a nível local, como regional e nacional, que permita a implementação urgente de uma intervenção que dê garantias de estabilidade e durabilidade, no sentido de assegurar a salvaguarda da atividade económica local, a segurança de pessoas e bens e a proteção dos valores paisagísticos e ambientais. Com efeito, além da atividade piscatória, está também em causa a segurança da própria cidade, pelo que o Município entendeu encomendar, por sua conta e no âmbito de uma candidatura ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), um estudo/projeto que preconize a solução definitiva que se impõe.
 
No âmbito das diligências do Município, foi agendada para o próximo dia 13 de dezembro, às 10h00, a audiência solicitada ao Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, reunião na qual participarão o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, o Presidente da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, Augusto Silva, o Capitão do Porto de Viana do Castelo, Sameiro Matias, e o Vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.