Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Europeu Universitário de Futsal 2019: EUSA faz visita de inspeção
Mil a correr pelos direitos humanos

Europeu Universitário de Futsal 2019: EUSA faz visita de inspeção

Trajes do Baixo Minho desfilaram na passerelle

Desporto

2018-12-06 às 16h11

Redacção

Evento decorrerá em Braga no próximo mês de julho, prevendo receber entre 700 a 800 atletas.

A Universidade do Minho (UMinho) vai organizar durante o próximo mês de julho o Campeonato Europeu Universitário de Futsal, competição essa que vai ter como palco (entre outros) o Altice Forum Braga. Este será o sexto europeu a ser organizado pela UMinho, prevendo receber entre 700 a 800 atletas, treinadores e dirigentes de toda a Europa.

A European University Sports Association (EUSA), através do seu delegado técnico, Tomasz Aftanski, realizou no fim-de-semana passado a primeira visita de inspeção às infraestruturas e procedeu a uma avaliação do trabalho realizado até ao momento pelo Comité Organizador do evento.

Após organizar os Campeonatos Mundiais Universitários de Futsal em 1998 e 2012, a UMinho vai organizar em 2019, o Europeu Universitário da modalidade. Com a popularidade do Futsal em crescendo (em Portugal e além-fronteiras), esta é a prova do calendário da EUSA que conta habitualmente com mais equipas inscritas.

“Vamos ter 24 vagas para o masculino e 16 para o feminino”, comentou Pedro Almeida, frisando que esta prova vai trazer à cidade de Braga “entre 700 a 800 atletas, treinadores e dirigentes, oriundos de toda a Europa”.

Os membros do Comité Organizador (CO), Nuno Reis (Presidente da AAUM), António Paisana (Administrador dos SASUM), Francisco Duarte (Vice-Presidente da FADU), Pedro Almeida (Secretário Geral do CO) e Carlos Videira (Diretor do DDC dos SASUM), acompanharam Tomasz Aftanski num circuito de visitas que teve início na Residência Universitária Lloyd Braga e no Complexo Residencial de Santa Tecla. Após uma passagem pelo Pavilhão de Lamaçães, a comitiva seguiu para o Altice Forum Braga, onde o Presidente da Autarquia, Ricardo Rio, os esperava, e onde o edil bracarense fez questão de reafirmar o apoio incondicional por parte da Câmara à organização desta prova. De seguida, a visita passou pelo centro da cidade (onde se irá realizar a cerimónia de abertura), pelo Hospital de Braga e pelo Campus de Gualtar da UMinho.

Da parte da tarde, e já no Complexo Desportivo Universitário de Gualtar, o palco da final, a comitiva assistiu ao jogo de Futsal entre o SC Braga/AAUM e o CR Quinta dos Lobos, partida que contou com a presença do Diretor da Federação Portuguesa de Futsal, Pedro Dias.

A visita ficou concluída com uma reunião entre o Comité Organizador e o Delegado Técnico da EUSA, onde foram discutidos diversos tópicos da agenda organizacional e operacional do evento.

Recordamos que a AAUM é a atual Vice-Campeã Europeia Universitária, e que este Europeu Universitário é o sexto a ser organizado pela UMinho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.