Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Expobiotec reune empresas conceituadas na Minho
Salão Auto termina hoje no Altice Forum Braga

Expobiotec reune empresas conceituadas na Minho

Inaugurado em Curvos Museu das Motas Motom

Economia

2018-05-18 às 15h40

Redacção

Empresas e entidades líderes do setor da biotecnologia, um dos mais inovadores e com potencial de futuro em Portugal, vão reunir-se em Braga para a Expobiotec. De 2006 a 2014 o volume de emprego no setor da biotecnologia teve um crescimento acentuado em Portugal, registando-se um aumento de 240% face ao valor médio na Europa.

De 22 a 24 de Maio a UMinho vai ser o centro da biotecnologia nacional. É o maior evento do setor no país e vai reunir, entre muitos outros, a líder nacional na exportação de vinho (Sogrape), os maiores produtores de preparados de fruta (Frulact), a principal empresa no âmbito da mobilidade elétrica (EFACEC) e ainda o centro de nanotecnologia mais relevante do país (CeNTI).

A Expobiotec é organizada pelo Centro e Departamento de Engenharia Biológica da UMinho, com o apoio do Núcleo de Estudos de Engenharia Biológica e da Ordem dos Engenheiros, e vai juntar empresas nacionais e internacionais, clusters, investigadores, associações empresariais, spin-offs e entidades de apoio ao empreendedorismo e inovação.

O setor da biotecnologia tem vindo a crescer substancialmente nos últimos anos, prova disso é o aumento de 240% do volume de emprego em Portugal, entre 2006 a 2014, acima do valor médio registado na Europa.

Com um forte potencial de crescimento e inovação, o setor da biotecnologia apresentou, em 2014, um volume de negócios de 30,5 milhões de euros, correspondendo a 0,25% do total do setor a nível europeu, e quatro vezes mais o nível de faturação verificado em 2006.

Ao longo de três dias, o CEB vai promover o contacto entre várias empresas e entidades que trabalham no setor da biotecnologia para proporcionar a estudantes e graduados contacto direto, troca de conhecimentos e experiências com empresários conceituados na área, que podem vir a revelar-se importantes no acesso ao mercado de trabalho.

Apresentações-flash com empresas, speed meetings, workshops e ainda uma mesa redonda com spin-offs do CEB, serão algumas das atividades a acontecer no segundo e terceiro dias do evento.

O primeiro dia é aberto a alunos do ensino secundário onde serão dadas a conhecer as saídas profissionais na área, os laboratórios do Centro e onde os alunos do curso de Engenharia Biológica contarão um pouco da sua experiência.

Todas as atividades da Expobiotec têm enfoque nas áreas do empreendedorismo, assim como noutras competências, nomeadamente técnicas de procura de emprego, como construir um negócio, preparação para uma entrevista de emprego, entre outros assuntos.

Estarão presentes mais de trinta instituições de renome, além das já mencionadas, entre as quais a ALS ControlVet, Águas do Norte, Biomode, Biosoil, Campicarn, CIN, Decorgel, Ecovisão, Fromageries BEL Portugal, Partex e a Plantit. Além destas, destaque ainda para a Primor, StemMatters, Sust4Amb, Vanibru, Wetsus, Lipor, Tintex, Pathena, Gliimecode, GIP, Fermentum, Satisfibre e SilicoLife.

Na Expobiotec vão participar também associações empresariais, clusters e ordens profissionais como a P-Bio, Portugal Foods, Health Cluster, a Ordem dos Engenheiros e a BLC3, às quais se juntam ainda instituições de promoção do empreendedorismo como a Startup Braga, TecMinho, ANJE e LiftOff.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.