Correio do Minho

Braga,

- +
Famalicão lança colecção monográfica sobre museus
Alunos do Sá de Miranda programa robots em Bucareste

Famalicão lança colecção monográfica sobre museus

Governo desafia Câmara a disponibilizar Pousada para alojamento universitário

Famalicão lança colecção monográfica sobre museus

Vale do Ave

2019-11-14 às 13h00

Redacção Redacção

O IV ENCONTRO da Rede de Museus de Famalicão vai ter lugar no próximo dia 26 e durante o evento será lançada a 1.ª obra da colecção sobre o tema.

‘Definir a missão... da necessidade do desafio’ é o título do primeiro livro da colecção monográfica - ‘Ser e fazer museu no séc. XXI’, coordenada pela Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão. A publicação vai ser lançada no próximo dia 26, durante o IV Encontro da Rede de Museus de Famalicão, a realizar no Museu Nacional Ferroviário de Lousado.
Destinada a profissionais de museus e público em geral, onde se partilham diversos temas da museologia no território, a publicação é bilingue e adaptada para linguagem clara, estará disponível em versão impressa e acessível gratuitamente online e vai ser apresentada pelo técnico especialista no Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural - Ministério da Cultura, Joaquim Jorge.
O que é um Museu no XXI? Quais são os seus desafios? O que procura o seu público? Como responde às demandas da contemporaneidade, da tecnologia, da globalização? Estas são algumas das questões a que se pretende dar resposta durante este IV Encontro da Rede de Museus de Famalicão.
O encontro decorre a partir das 14.30 horas, arranca com o debate ‘Ser Museu no século XXI’ e culmina com a apresentação do livro. Embora de entrada livre, a inciativa está sujeita a inscrição prévia através do mail rededemuseus@famalicao.pt.
No debate sobre os grandes desafios que se colocam aos museus, a investigadora da Universidade de Évora, Ana Carvalho, a responsável da Direcção-Geral do Património Cultural, Clara Camacho, a representante do Mapa das Ideias, Inês Câmara e a museóloga Rita Pires dos Santos irão reflectir sobre a nova definição de museu proposta pelo ICOM (Conselho Internacional dos Museus). A conversa será moderada por Maria Vlachou da Associação Acesso Cultura.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.