Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Famalicão revalida título de Amigo do Desporto
Bienal de Flauta Transversal encerra com chave de ouro

Famalicão revalida título de Amigo do Desporto

Associação Gerações vai apostar na formação para qualificar serviços

Desporto

2018-12-05 às 14h12

Redacção

Município recebe reconhecimento público pela segunda vez consecutiva

O Município de Vila Nova de Famalicão revalidou o título de “Município Amigo do Desporto”, uma distinção atribuída pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) em parceria com a Cidade Social e com o apoio institucional da República Portuguesa. O galardão, o segundo consecutivo, foi entregue no passado dia 29 de Novembro, em Rio Maior, durante o XIX Congresso Nacional de Gestão de Desporto.

Atividade desportiva gratuita e orientada para os seniores, inscrições dos jovens atletas nas diferentes federações desportivas suportadas pelo município, apoio às atividades das Associações e coletividades, ampliação do parque desportivo do concelho e a sua permanente manutenção, promoção de motricidade infantil e organização de múltiplos eventos desportivos são alguns dos argumentos que valem a Vila Nova de Famalicão este reconhecimento público nacional pelas suas políticas e dinâmicas desportivas.

A propósito da atribuição do prémio, o Presidente da Câmara Municipal começa por referir “que não são os prémios que fazem correr o município mas é sempre bom sentir que o caminho que estamos a seguir merece reconhecimento público, sinal de que é adequado”. Para Paulo Cunha a “intensa aposta do município no desporto é uma aposta na qualidade de vida das pessoas, no seu crescimento e na sua saúde”.

A avaliação para a atribuição do título Município Amigo do Desporto é feita em 10 áreas de atuação, nomeadamente organização, planeamento desportivo e dimensão económica, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

O objetivo deste prémio é reconhecer o valor desportivo, ambiental e solidário de organizações, instalações, eventos e programas desportivos implementados nos municípios portugueses. O projeto assume-se como uma rede de partilha que privilegia a monitorização, o reconhecimento e a divulgação de boas práticas no âmbito municipal do desenvolvimento desportivo em Portugal.

Segundo o responsável nacional do programa, Pedro Mortágua Soares, “este programa parte do pressuposto de que o desporto e a atividade física são fatores de desenvolvimento do território e de melhoria da qualidade de vida da sua população, devendo ser reconhecidas as boas práticas, no sentido de as partilhar, potenciando a prática regular de atividade física e o desenvolvimento desportivo português”.

A Associação Portuguesa de Gestão de Desporto é uma organização sem fins lucrativos, que pretende contribuir e colaborar na criação de uma cultura de eficácia, qualidade e responsabilidade na gestão das organizações desportivas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.