Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Federação distrital do PS elege 10 propostas para a região
Arcos de Páscoa dos Centros de Convívio em exposição no Largo António Lopes

Federação distrital do PS elege 10 propostas para a região

Vizela moderniza Parque das Termas

Federação distrital do PS elege 10 propostas para a região

Braga

2018-11-15 às 11h00

Redacção Redacção

Federação Distrital do PS realizou jornada de trabalho para eleger 10 ideias e propostas para a região, a serem sugeridas à governação do país, no âmbito da acção ‘PS em Movimento’.

Citação

‘Demografia e combate à desertificação’ foi a proposta mais votada numa jornada de trabalho dinamizada pela Federação Distrital de Braga do PS, no último fim-de-semana. Realizada em articulação com a Direcção Nacional do partido, a iniciativa visou eleger 10 ideias e propostas para a região, a serem sugeridos à governação do país, no âmbito da acção nacional ‘PS em Movimento’.
Através de uma conferência debate muito participada, sob o mote ‘Plataforma de Ideias e Propostas – Distrito 2030’, que contou com a presença de autarcas e dirigentes locais, dirigentes nacionais, deputados e governantes, este plenário reuniu aquelas que serão de momento as mais importantes propostas de intervenção na região.

Esta iniciativa contou com a presença de José Luís Carneiro, actualmente secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que trouxe ao debate a sua experiência em políticas de proximidade, enquanto ex-autarca, destacando-se outras intervenções, como a do deputado eleito por e ex-ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
A sessão de abertura contou ainda com contributos dos deputados Luís Soares e Hugo Pires. Este último enfatizou “uma imagem positiva que o PS granjeia na Europa, graças à governação competente que tem protagonizado em Portugal”.
Por seu lado, Joaquim Barreto destacou a relevância desta conferência “num trabalho articulado com a Direcção Nacional, com vista a apresentar um conjunto de propostas elaboradas com proximidade”, insistindo na “importância fundamental da auscultação das bases, das populações e dos partidos, para contribuir com um Governo que se quer reformista”.

Após a defesa das propostas por parte dos seus proponentes, seguiu-se um debate participado que fundamentou a importância de cada uma delas.
O conjunto de medidas contidas numa proposta sob o tema ‘Demografia e combate à Desertificação’ foi o mais votado pelos presentes, merecendo de forma quase consensual a maior preocupação por parte dos socialistas do distrito de Braga.
A seguir, como segunda proposta mais votada, voltou à discussão a temática ‘Regionalização: Uma opção Estratégica’ onde a redefinição dos espaços sub-regionais e a descentralização foram ideias defendidas.
A terceira proposta mais votada sob o mote ‘Envolvimento e Desenvolvimento’ propõe um conjunto de medidas que visa genericamente orientar as políticas e medidas para uma maior auscultação de proximidade, com mais participação e mais foco nas realidades locais e regionais.

O pacote de propostas mais votadas tinha ainda, por esta ordem, medidas para ‘Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural’; ‘Políticas Integradas de Planeamento Urbano’, nomeadamente relacionadas com mobilidade e processo de (re)industrialização; uma proposta de ‘Variante à EN101 – Vale do Homem’, para melhoria das acessibilidades dessa região; ‘Políticas de Juventude’; ‘Os Fundos de Coesão’, ‘Plano estratégico para desenvolvimento social e económico do concelho de Braga’; e por fim ‘Problemáticas da Sociedade Contemporânea’, que visa respostas nas áreas sociais, da protecção civil e das alterações climáticas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho