Correio do Minho

Braga,

Festas de São João arrancam hoje na cidade
Guerreiros triunfam na Vila das Aves, por 2-1, com golos de R. Horta e Luther Singh

Festas de São João arrancam hoje na cidade

Biografia de António Variações apresenta um ‘retrato do país’

Braga

2018-06-14 às 12h00

Redacção

OS 11 DIAS DE FOLIA SANJOANINA arrancam hoje com a iluminação festiva, exposições e odesfile dos gigantones e cabeçudos. A Associação de Festas de S. João esteve, ontem, no aeroporto Sá Carneiro a promover as festividades para atrair os turistas.

Arranca hoje a grande festa sanjoanina na cidade de Braga, convidando bracarenses, visitantes e turistas a participar na folia que se vive durante intensos 11 dias de animação. Destaque para a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que vai participar nos festejos na abertura oficial, no dia 23, dia em que vai inaugurar também a a estátua de S. João Baptista no Parque da Ponte. Braga recebe milhares por estes dias.
Este arranque das festividades sanjoaninas na cidade fica também marcado pela inauguração das iluminações que conferem um colorido festivo a Braga. Este primeiro dia conta, ainda, com animação de rua e inauguração de duas exposições: uma às 17 horas, no Museu da Imagem, intitulada ‘Tempo de Festa’, seguindo-se a inauguração da exposição ‘São João Imaterial’ na Casa dos Crivos, às 18 horas.
A noite começará com um baile tradicional com arruada pela Rusga de S. Vicente com a início a partir das 20.30 horas, enquanto que no Largo Barão de São Martinho ecoam, meia hora depois, as vozes do fado numa proposta pela ACOFA - Associação Cultural.
A noite prossegue com a Equipa Espiral a baptizar os novos Gigantones e Cabeçudos do São João de Braga - um momento muito aguardado pelos bracarenses e foliões.
A primeira noite festiva culminará com o evento ‘Fiat Lux!’ (Faça-se luz!) - que consiste numa performance de abertura das festas e do ligar das luzes protagonizada pela Associação Cultural e Festiva ‘Os Sinos da Sé’, outro dos momentos que promete surpreender e prender milhares de bracarenses na Praça da República, a partir das 22 horas.
A promoção das festividades sanjoninas é também uma prioridade para a organização e, por isso mesmo, ontem, o São João de Braga promoveu-se no Aeroporto Sá Carneiro, atraindo para a folia de Braga os turistas que chegam a Portugal.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.