Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Guimarães inaugura Antena de Informação Europeia na Biblioteca Municipal Raul Brandão
Novo site e aplicação móvel são peças-chave da estratégia turística

Guimarães inaugura Antena de Informação Europeia na Biblioteca Municipal Raul Brandão

Utentes da APPACDM fazem coroas de louro para vencedores do Centurium - Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro

Vale do Ave

2017-05-19 às 22h10

Redacção

Espaço disponibiliza material informativo sobre a União Europeia, além de um ponto de acesso através da internet. Podem ser consultados livros, brochuras, folhetos, mapas, vídeos e outros materiais relevantes da União Europeia.

Espaço disponibiliza material informativo sobre a União Europeia, além de um ponto de acesso através da internet. Podem ser consultados livros, brochuras, folhetos, mapas, vídeos e outros materiais relevantes da União Europeia.
 
Um espaço permanente de informação para consulta de programas, estruturas e medidas da União Europeia, denominado “Antena de Informação Europeia de Guimarães”, foi inaugurado pela Câmara Municipal esta sexta-feira, 19 de maio, na secção multimédia da Biblioteca Municipal Raul Brandão, situada no Largo Cónego José Maria Gomes, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
 
O protocolo assinado entre o Município de Guimarães e o IPCA, representante legal do Centro de Informação Europe Direct de Barcelos, de criação da Antena de Informação Europeia de Guimarães, é um espaço onde será facultada a todos os cidadãos informação atual sobre a União Europeia e as suas instituições, constituindo-se um serviço de proximidade com os cidadãos adaptado às necessidades locais e regionais.
 
«Guimarães está mais perto da Europa, quer com o trabalho que as escolas estão a fazer no âmbito dos seus Clubes Europeus, quer com a adesão ao Programa Erasmus nos vários níveis de ensino e agora com a Antena de Informação na Biblioteca Municipal Raul Brandão. Assim se constrói uma nova Europa, solidária, colaborativa e responsável», referiu a vereadora Adelina Paula Pinto, numa sessão que contou com a presença de alunos do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura.
 
Este espaço disponibilizará material informativo (livros, brochuras, folhetos, mapas, vídeos e outros materiais relevantes) sobre a União Europeia, além de um ponto de acesso à informação europeia através da internet, existindo um computador disponível para o efeito. Em parceria com o Centro de Informação Europe Direct de Barcelos serão organizadas periodicamente atividades para o público em geral ou grupos organizados, tendo como temática assuntos relevantes relacionados com a União Europeia.
 
Projeto com dimensão social
A Antena de Informação Europeia de Guimarães vai contar com o apoio de dois técnicos especializados que prestarão toda a colaboração necessária a quem procurar mais informação através do espaço, que conta ainda com um local online para a colocação de questões. A plataforma online está já disponível e os materiais físicos estão todos agregados na Biblioteca Municipal Raul Brandão. O projeto está também ligado à rede de bibliotecas escolares de Guimarães.
 
Além da inauguração, decorreu um debate público com cidadãos da região sobre o futuro da União Europeia e a importância da sua dimensão social. No âmbito das comemorações dos 60 anos dos Tratados de Roma, a Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, tem promovido eventos para dialogar diretamente com os cidadãos e deles ouvir as suas questões e sugestões com base no Livro Branco sobre o futuro da Europa, lançado pelo Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

*** Nota da C.M. de Guimarães ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.