Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Guimarães promove uso da bicicleta nas escolas, empresas e freguesias
Alunos ‘abraçaram’ os direitos humanos

Guimarães promove uso da bicicleta nas escolas, empresas e freguesias

Montalegre espera enchente na última ‘sexta 13’ do ano

Guimarães promove uso da bicicleta nas escolas, empresas e freguesias

Vale do Ave

2019-11-12 às 18h40

Redacção Redacção

Programa “Edumove-te” tem como objetivo a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável pela utilização da bicicleta.

A Câmara Municipal de Guimarães está a desenvolver um conjunto ações no âmbito do programa “EduMove-te: Educar para a mobilidade sustentável” com o objetivo de fomentar a utilização da bicicleta enquanto modo de transporte. Entre os meses de outubro e novembro, são dezenas de ações em curso para a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável pela utilização da bicicleta, formando e capacitando a comunidade para o uso da mesma, de forma segura e responsável, promovendo rotinas para a sua utilização de forma regular e motivando para o uso das infraestruturas cicláveis do concelho.
 
As iniciativas passam pelas freguesias do concelho, nomeadamente escolas e empresas, enquadradas nas três medidas estabelecidas: “A Bicicleta na Escola”, “Capacitar multigeracionalmente para a mobilidade ciclável” e “Partilha de bicicletas elétricas no âmbito dos serviços do Município”. No âmbito da formação ciclável nas escolas, já decorreram campanhas de sensibilização e formação, complementando os conteúdos teóricos com a prática, além de oficinas de regras e orientações de bom comportamento ciclável.
 
A vereadora responsável pelo pelouro do Ambiente no Município de Guimarães, Sofia Ferreira, realçou que “o objetivo principal passa por promover boas práticas de mobilidade sustentável e a formação de novos utilizadores sensibilizando-os para a importância dos modos suaves nos movimentos pendulares”. A vereadora defende a importância de “fomentar a criação de rotinas para o posicionamento da bicicleta como meio de transporte, desmitificando a cultura da bicicleta apenas como instrumento de lazer”.
 
A campanha de sensibilização passou pelas instituições de ensino básico do 2º e 3º ciclo, bem como no ensino particular, promovendo o contacto dos alunos, funcionários e professores com as bicicletas, permitindo fazer um diagnóstico das capacidades de motricidade destes perante este meio de transporte.

No mesmo sentido está a decorrer a ação “clusters cicláveis”, alargando a zonas periurbanas com as Juntas de Freguesia do concelho, mobilizando a comunidade local, com a realização de percursos em bicicleta, nas ciclovias e ecovia de Guimarães, integrando a realização de percursos, que simulem, sempre que possível, deslocações quotidianas, designadamente casa-trabalho e/ou casa-escola. 
 
As ações que estão a decorrer resultam de uma candidatura da Câmara Municipal de Guimarães ao Fundo Ambiental, Aviso 4656-C/2019 – Edumove-te: Educar para a mobilidade sustentável.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.