Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Guimarães recebeu participantes no maior congresso têxtil do mundo
Programa ‘Na’Tal Cerveira’ com 38 dias de animação

Guimarães recebeu participantes no maior congresso têxtil do mundo

Obras no Centro de Actividades de Gualtar avançam em 2020

Guimarães recebeu participantes no maior congresso têxtil do mundo

Vale do Ave

2019-10-22 às 22h00

Redacção Redacção

Afirmação do território no mundo empresarial, sendo o concelho de maior exportação têxtil em Portugal.

Mais de duas centenas de participantes no maior congresso têxtil do mundo – a Convenção ITMF – foram recebidos por Domingos Bragança, na Câmara Municipal de Guimarães, esta terça-feira, 22 de outubro, no encerramento do evento, organizada pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), membro da ITMF-International Textile Manufacturers Federation.
 
O Presidente da Câmara de Guimarães destacou a “história” do território, onde nasceu Portugal, e a dinâmica do tecido empresarial que caracteriza Guimarães como o concelho de maior exportação têxtil no país. “Esta é uma região de indústria têxtil muito forte e que assume vários desafios”, sublinhou Domingos Bragança, realçando a aposta na “transformação digital”, “sustentabilidade ambiental”, “conhecimento” e ainda a “economia circular” a fim de afirmar a competitividade das empresas vimaranenses no panorama internacional.
 
Neste último dia da convenção, que iniciou no passado domingo, o presidente da IMTF, Kihak Sung, fez um curto balanço das atividades que decorreram na região norte do país e considerou que este foi o “melhor congresso têxtil mundial de sempre”, enaltecendo a “beleza” da cidade de Guimarães e o sentimento de “grande hospitalidade”.
 
O presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), Mário Jorge Machado, evidenciou a passagem por Guimarães como um território “onde é possível encontrar a modernidade, inovação, numa perfeita combinação com a tradição do têxtil”. Esta sessão contou ainda com a presença de Alberto Paccanelli, presidente da Euratex,a mais importante associação têxtil da Europa, e do vereador da Divisão do Desenvolvimento Económico da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa.
 
A ITMF é uma associação internacional para a indústria têxtil mundial, com sede na Suíça e com a filiação de 34 associações e 74 empresas. Dedica-se ao intercâmbio e partilha de informação entre os seus membros, empresas têxteis e de vestuário. Todos os anos a ITMF organiza um Congresso Internacional, em parceria com um dos seus membros, com o objetivo da partilha e troca de informações, debate de ideias e networking, antecipando as estratégias e desafios do curto e médio prazo.
 
Nesta passagem por Guimarães, durante a tarde, decorreu ainda uma visita às instalações da empresa vimaranense Lameirinho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.