Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Guimarães preparada para a festa da Liga das Nações
Escolas de Braga distinguidas com o selo ‘Amiga da Criança’

Guimarães preparada para a festa da Liga das Nações

Escuteiros devem servir seguindo o exemplo da Rainha Santa Isabel

Guimarães preparada para a festa da Liga das Nações

Desporto

2019-05-23 às 06h00

Miguel Machado Miguel Machado

Cidade Berço já está à espera da Fase Final da Liga das Nações, em será palco de dois jogos no Estádio D. Afonso Henriques, nos dias 6 e 9 de Junho. Câmara apresenta plano de mobilidade e segurança.

Tudo a postos em Guimarães para a receber a fase final da Liga das Nações de futebol, com dois jogos agendados para o Estádio D. Afonso Henriques, a 6 e 9 de Junho de 2019.
O primeiro jogo é das meias-finais entre as selecções de Inglaterra e Holanda, enquanto o segundo jogo será para apurar o terceiro e quarto classificado da competição. De salientar que na outra meia-final vão defrontar-se as selecções de Portugal e Suíça, no Estádio do Dragão, na cidade do Porto.
Na antecâmara da competição, a Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Vitória SC e entidades de Protecção Civil demonstraram, ontem, uma articulação perfeita na preparação de evento para que tudo “corra bem”.

Ricardo Costa, vereador do desporto da autarquia, admitiu que a cidade vai receber mais adeptos do que aqueles que a lotação do estádio (UEFA limitou a 28 mil pessoas) e salientou que a população tem de estar preparada para os constrangimentos que a realização dos jogos vai obrigar. Por outro lado, mostra o orgulho de Guimarães receber um evento à escala mundial que vai projectar a cidade.
“É certo que existem alguns constrangimentos e apelamos à melhor compreensão dos vimaranenses para que seja uma festa do desporto e do futebol. Vamos receber milhares de pessoas, e por isso este é o momento de passar uma mensagem positiva de Guimarães para o exterior. Estamos preparados para a festa e para um evento singular, e juntamente com as forças da Protecção Civil para garantir o máximo de segurança, para que seja um sucesso de promoção do nosso território”, afirmou o vereador, ontem, na apresentação de um conjunto de operações, ao nível da segurança e mobilidade para os adeptos que a competição vai comportar.
Carlos Lucas, director técnico e de competições da FPF, elogiou a organização vimaranense “pela articulação perfeita entre as várias entidades”, e mostra-se confiante “que tudo vai correr conforme planeado”.

À espera de 50 mil pessoas para a meia-final

A cidade de Guimarães espera receber cerca de 50 mil adeptos para o jogo da meia-final da Liga das Nações, entre as equipas da Inglaterra e Holanda, no próximo dia 6 de Junho, avançou o vereador Ricardo Costa.
Segundo o plano apresentado, ao nível da segurança, foram definidos dois pontos de encontro diferentes para os adeptos de cada uma das selecções. Os holandeses vão ficar concentrados no Parque da Cidade, (cerca de 25 minutos, a pé), e os ingleses junto ao pavilhão Multiusos (a 15 minutos, a pé).

Os adeptos da Holand vão dispor de 48 autocarros entre o Porto e Guimarães e depois serão encaminhados para o Parque da Cidade. Por sua vez os adeptos ingleses vão dispor de 10 comboios especiais, cada um com capacidade para mil pessoas, a partir do Porto, entre as 11 horas e as 16 horas, e depois ser dirigidos para o Multiusos.
Face aos milhares de pessoas na cidade, e várias ruas fechadas por razões de segurança, onde será inclusive montado um perímetro de segurança em volta do estádio D. Afonso Henriques, a organização aconselha mesmo os cidadãos vimaranenses a andar a pé nos dias de competição.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.