Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Guimarães recebe Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários
Famalicão abre um Mercado Provisório que é novo

Guimarães recebe Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários

Praça Municipal acolhe 20.ª edição do Mimarte

Desporto

2019-03-20 às 17h00

Redacção

De 29 de Abril a 10 de Maio. Marca inovadora na competição associada a um Plano de Sustentabilidade. Mais de dois mil atletas a competir ao longo de duas semanas.

A maior competição multidesportiva nacional decorre em Guimarães, entre os dias 29 de abril e 10 de maio, com a realização das fases finais do Campeonatos Nacionais Universitários. São mais de dois mil atletas a disputar provas de oito modalidades distintas, dispersos pelo território concelhio. O presidente da Comissão Organizadora, Nuno Reis, confia no sucesso do evento. “Vamos promover as maiores fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de sempre”, afirmou na conferência de imprensa que se realizou esta terça-feira, no Instituto de Design.
 
A capacidade de inovação na organização destes CNU’s foi assinalada, com a elaboração de um Plano de Sustentabilidade, configurando as preocupações assumidas pelo Município de Guimarães no âmbito da estratégia Guimarães 2030. Este Plano de Sustentabilidade assentará em dez programas ao longo do evento: Mobilidade Sustentável; Consumo de Energia e de Água; Incentivo à reciclagem e gestão de resíduos; Política de compras; Campanhas Sociais e de bem-estar; Alimentação e alojamento; Ética e responsabilidade social; Emissões de Gases com Efeito de Estufa; Estratégia de Comunicação e envolvimento da comunidade académica.
 
Com este plano pretende-se atingir a promoção de uma maior responsabilidade social em relação ao futuro, por via da adoção de comportamentos e do desenvolvimento de atividades que fomentam a coesão social, a proteção ambiental e o crescimento equilibrado da região e de todas as organizações envolvidas.
 
Para Guimarães, “é um orgulho e o aumento de responsabilidade” acolher esta organização, segundo o Vereador do Desporto. Ricardo Costa sublinhou a cooperação entre Município e Universidade, mas também das instituições e clubes locais. Nesta dinâmica de cooperação, Ricardo Costa sublinhou a necessidade da implementação do Curso Superior de Desporto em Guimarães, aproveitando as mais-valias como as estruturas que o concelho dispõe.
 
Em representação da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro salientou que “Guimarães sempre soube estar um passo a frente no fomento da atividade desportiva no país” lembrando que é a terceira vez que as fases finais dos CNU’s  se realizam na Cidade-Berço.
 
O administrador dos SASUM, António Paisana, realçou “a importância do legado que estes jogos irão deixar à comunidade local e àqueles nos vão visitar”. Enalteceu ainda a capacidade da academia minhota que, em 30 edições dos CNU’s, vai organizar este evento pela oitava vez.
 
O sorteio dos jogos das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários está agendado para 9 de abril, às 15h00, na Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.