Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Há cada vez mais acções de prevenção e isso está a “inverter o paradigma”
Procissão da Burrinha cancelada

Há cada vez mais acções de prevenção e isso está a “inverter o paradigma”

PS acusa “falta de coordenação” nas obras municipais

Há cada vez mais acções de prevenção  e isso está a “inverter o paradigma”

Cávado

2019-09-14 às 09h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Quarenta anos do SNS foram, ontem, celebrados no Hospital de Braga com um conjunto de iniciativas com propósito de incentivar a adopção de hábitos de vida saudáveis. Acções foram desenvolvidas em parceria com o Município de Braga.

Citação

“Finalmente está a inverter-se o paradigma, trabalhando-se mais na prevenção e cada vez menos, espera-se no futuro, na doença”. A conclusão foi partilhada quer pelo novo director clínico do Hospital de Braga, Jorge Marques, quer pela vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, que participaram, ontem de manhã, numa acção de sensibilização sobre hábitos de vida saudáveis, em jeito de celebração dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A manhã começou com uma sessão informativa em auditório sobre prevenção de quedas, da responsabilidade dos fisioterapeutas do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Braga. Seguiu-se uma aula de ginástica promovida pelo pograma BragActiva, da Câmara Municipal de Braga. Em simultâneo realizaram-se, na entrada principal, diversas acções de detecção precoce e avaliação de factores de risco desenvolvidas pelos profissionais dos Serviços de Cardiologia, Endocrinologia e Pneumologia. Nestas avaliações foram realizadas medições da tensão arterial e frequência cardíaca, glicemia, índice de massa corporal e espiro- metrias (teste da função pulmonar).
“Esta foi uma acção de prevenção e promoção da saúde, alertando para aquilo que podemos alterar numa fase precoce da vida e isso é uma forma de prevenir a doença”, começou por sublinhar o director clínico do Hospital de Braga, lembrando que, apesar da “missão principal do hospital é tratar a doença, também deve participar nas acções para a prevenção da saúde, já que é sempre preferível prevenir do que depois tratar”. E Jorge Marques foi peremptório: “estaremos sempre cá para tratar, mas não podemos descurar a necessidade de prevenir”.
Nos últimos anos, continuou aquele responsável, “tem havido uma evolução positiva por parte dos cidadãos, há cada vez maior participação naquilo que são os programas de prevenção para a saúde e isso vê-se no dia a dia, já que há cada vez mais as pessoas fazem exercício físico de forma equilibrada e também há cada vez mais condições para o fazerem”.
A vice-presidente e vereadora do pelouro do Desporto e Saúde, Sameiro Araújo, também marcou presença na iniciativa com o Hospital de Braga. “Estas acções já são uma tradição e a nova administração achou por bem manter as parcerias e cada vez mais temos que estar abertos à comunidade”, defendeu.
Sameiro Araújo mostrou-se “satisfeita” porque alguns utentes do hospital já participaram ontem na aula de ginástica, deixando a promessa de se inscreverem no programa BragActiva. “Esta também é uma maneira de divulgar a actividade física que temos disponível. É extremamente importante fazer exercício físico, mas sobretudo tirar as pessoas de casa, combatendo o isolamento. Temos vários utentes que já deixaram de tomar ansiolíticos, portanto, tudo o que investimos na actividade física vamos recuperar em gastos com a doença”, assegurou a responsável, aplaudindo este “inverter de paradima”.
O BragActiva retoma na próxima segunda-feira, tendo neste momento cerca de dois mil utentes, sendo que juntando outros programas municipais já ultrapassam os 3500 utentes a praticar desporto. “Temos programas gratuitos para todo o tipo de população, por isso, em Braga não há desculpa para não se fazer exercício físico e temos seniores a praticar exercício todos os dias da semana”, rematou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho