Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
IdeaLab da UMinho gerou 36 empresas e um volume de negócios de 11 milhões
Cortejo histórico é um dos pontos altos

IdeaLab da UMinho gerou 36 empresas e um volume de negócios de 11 milhões

Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

IdeaLab da UMinho gerou 36 empresas e um volume de negócios de 11 milhões

Ensino

2019-03-14 às 06h00

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

Iniciativa pioneira já apoiou 679 empreendedores e lançou 36 empresas. O Laboratório de Ideias de Negócios da UMinho assinalou a 20.ª edição.

Citação

Sistemas de pré-aviso que facilitam a circulação dos veículos prioritários em pontos estratégicos das cidades com maior congestionamento de trânsito é a proposta que Dario Pereira e Sandro Pereira apresentaram ontem perante um painel de peritos, que incluiu membros do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) da Associação Nacional de Jovens Empresários e da Invicta Angels.

“Coloca-se um dispositivo nos veículos prioritários que comunica com outro dispositivo instalado em painéis luminosos distribuídos pelos pontos da cidade com maiores problemas de trânsito. O condutor do veículo prioritário acciona o dispositivo e nos painéis aparece o alerta para os outros condutores, permitindo assim criar um corredor rápido”, explicou Dario Pereira aos jornalistas, no final da sessão comemorativa da 20.ª edição do IdeaLab que decorreu ontem no campus de Azurém, em Guimarães, em que foram apresentadas oito novas ideias de negócio.

Marta Catarino, directora do departamento de transferência de Tecnologia da TecMinho assinalou o impacto que este programa de aceleração de ideias teve no mercado, ao gerar empregos e volume de negócio para a economia. “Em dez anos, o IdeaLab lançou 36 empresas, sobretudo na área da engenharia, que empregam 180 colaboradores e geram 11,3 milhões de euros anuais de volume de negócios”, afirmou Marta Catarino, explicando que “os autores das ideias de negócio têm depois formação gratuita com tutores e mentores, para amadurecer cada projecto e ponderar a criação da empresa”.

A comercialização de produtos biológicos e naturais, design de moda em ‘outsourcing’, jogo baseado em formas geométricas de cartão/cortiça que podem ser montadas formando objectos 3D e um programa de educação não-formal que visa promover a utilização da bicicleta foram outras projectos inovadores apresentados ontem. O IdeaLab já apoiou mais de 679 empreendedores e 300 ideias de negócio.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho