Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Inaugurado em Curvos Museu das Motas Motom
Autarca de Viana do Castelo defende participação das autarquias nas Administrações Portuárias

Inaugurado em Curvos Museu das Motas Motom

Festival de Teatro de Viana do Castelo acontece até 18 de novembro e apresenta 11 espetáculos diferentes

Cávado

2018-09-23 às 22h45

Redacção

Esposende, terra de campeões em motociclismo, dispõe, desde ontem, em Curvos, de um museu único no Mundo, onde estão reunidos exemplares dos 68 modelos produzidos pela mítica marca italiana Motom.

Esposende, terra de campeões em motociclismo, dispõe, desde ontem, em Curvos, de um museu único no Mundo, onde estão reunidos exemplares dos 68 modelos produzidos pela mítica marca italiana Motom.
Fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 40 anos, por Paulo Cunha, a freguesia de Curvos passa a contar com uma unidade museológica particular, mas que será visitável pelo público, decorrente de um acordo entre o proprietário e o Município de Esposende.

“Estou muito feliz por Esposende acolher tão valiosa colecção, resultado da determinação e empenho de um habitante de Curvos”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira. De resto, o autarca lembrou a forte tradição motociclista que Esposende ostenta, enquadrando o propósito da existência de um museu dedicado a motas.

Em evidência, o museu apresenta, com destaque, a Série 12 da Motom, produzida entre 1947 e 1956, mas também podem observar-se os exemplares de dois tempos e os motocultivadores. Em lugar de destaque encontram-se neste museu alguns exemplares que participaram em competições internacionais, mas há vários dados curiosos, desde logo os três matizes de vermelho que caracterizavam os modelos Motom. Um trabalho meticuloso de Paulo Cunha que levou quatro décadas a reunir exemplares, reconstruindo-os fielmente, com pormenores que evidenciam um estudo sólido sobre a marca que floresceu em Milão, em 1947 e fechou a linha de produção em 1970.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.