Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Investigador da UMinho vence prémio Ramón Pinéiro de Ensaio
Montalegre: Fumeiro é fonte de receita para produtores e até para bombeiros

Investigador da UMinho vence prémio Ramón Pinéiro de Ensaio

Autarca de Viana do Castelo promove potencialidades do concelho em Roissy, França

Investigador  da UMinho vence prémio Ramón Pinéiro de Ensaio

Ensino

2020-01-06 às 13h38

Redacção Redacção

Xaquín Nuñez Sabarís venceu o prémio para a Investigação em Humanidade com o livro ‘Cartografias da narrativa galega contemporánea’.

Xaquín Nuñez Sabarís, investigador do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) e professor do Departamento de Estudos Românicos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho, venceu o Prémio Ramón Piñeiro de Ensaio 2019, pelo livro ‘Cartografias da narrativa galega contemporánea’.
A distinção tem um valor de três mil euros e inclui a publicação da obra em 2020 pela Editorial Galaxia, que coatribui o prémio com a Secretaria Geral de Política Linguística da Xunta de Galicia e com o apoio de Caixa Rural Galega.
O júri, que reuniu a 27 de Dezembro de 2019, no Centro Ramón Piñeiro para a Investigação em Humanidades, em Santiago de Compostela (Galiza), salientou na obra laureada a perspectiva crítica transmedial e a abertura à cultura de grande difusão. “A obra revela de forma inovadora e lúcida mudanças de reportório na produção galega através do estudo do thriller jacobeu, da novela viguesa e do auxe da narcoficção”.
O júri foi composto por África López Souto, Luís Alonso Girgado, María López Sández, Anna Rodríguez Figueiredo e Carlos Lema, que elogiou a quali- dade das obras originais apresentadas a concurso e a variedade dos temas tratados nesta edição.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.