Correio do Minho

Braga,

Investigadores da UMinho vencem prémio de melhor artigo
Corrida do Porco Preto alcançou meta traçada de 450 participantes

Investigadores da UMinho vencem prémio de melhor artigo

UMinho em programa revolucionário de monitorização global da biodiversidade

Ensino

2019-05-19 às 08h09

Redacção

Investigação visou estudar e desenvolver modelos avançados de articulações mecânicas, robóticas e humanas.

Filipe Marques, Fernando Isaac, Nuno Dourado e Paulo Flores, investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho (UMinho), foram galardoados com o prémio de melhor artigo científico, que é concedido anualmente pela prestigiada editora Elsevier.
Os quatros investigadores receberam o prémio de melhor artigo científico com o trabalho intitulado, ‘An enhanced formulation to model spatial revolute joints with radial and axial clearances’, o qual se destacou entre os cerca de 500 artigos de mais de 70 países que estavam a concurso na presente edição.

Esta investigação visou estudar e desenvolver modelos avançados de articulações mecânicas, robóticas e humanas, capazes de reproduzir fielmente as interacções existentes em juntas cinemáticas de sistemas a várias escalas, que vão desde as dimen- sões convencionais em aplicações mecânicas, até à micro e nanoescala.
Esta gama tão abrangente de aplicação foi um dos principais factores de inovação e do impacto causados por aquela publicação. Acresce ainda que o artigo agora premiado está, de acordo com o reconhecido Institute for Scientific Information (ISI), no top 1% dos artigos mais citados de entre todos os artigos publicados em 2018 na área de Engenharia a nível mundial.

Os investigadores Filipe Marques, Fernando Isaac, Nuno Dourado e Paulo Flores desenvolvem as suas actividades científico-pedagógicas no Departamento de Engenharia Mecânica de UMinho e no Centro de Investigação e Desenvolvimento em MicroElectroMechanical Systems da Universidade do Minho (CMEMS-UMinho), com classificação de Excelente.
O domínio de intervenção do CMEMS-Universidade do Minho centra-se nas áreas das micro e nanotecnologias, associando as valências dos sistemas mecânicos e electrónicos com aplicação a novas soluções biomédicas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.