Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Investigação vale quase tanto para a UMinho como o Orçamento de Estado
Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Investigação vale quase tanto para a UMinho como o Orçamento de Estado

Dia Mundial da Água convida a desfrutar das Sete Fontes

Investigação vale quase tanto para a UMinho como o Orçamento de Estado

Ensino

2018-12-18 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Reitor da Universidade do Minho destaca crescimento, em 2019, das receitas de projectos I&D. Plano de actividades e orçamento foram analisados no Conselho Geral.

Citação

O Conselho Geral aprovou ontem o plano de actividades e orçamento da Universidade do Minho para 2019. O reitor Rui Vieira de Castro destacou o facto de as receitas provenientes de projectos de investigação e desenvolvimento, no valor de 58,8 milhões de euros, se aproximarem da dotação que a UMinho receberá do Orçamento de Estado, próxima dos 60 milhões de euros.
Em 2019, a UMinho conta com 148,4 milhões de euros, uma verba superior em 24,7% à inscrita no orçamento de 2018, destacando-se um incremento de cerca de 28 milhões de euros das receitas provenientes de projectos de investigação e desenvolvimento.

Na discussão dos documentos de gestão do próximo ano, o reitor deixou como “nota de preocupação” que “parte significativa dos recursos humanos” da UMinho sejam remunerados por transferências da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), esperando o pagamento “atempado” por parte desta instituição.
As despesas de pessoal crescem 12,5 milhões de euros face ao corrente ano, fixando-se, no próximo ano, nos 97,6 milhões de euros.
Para o pagamento a bolseiros de investigação estão inscritos quase 13, 4 milhões de euros.

Rui Vieira de Castro alertou que o orçamento ontem aprovado com uma abstenção, a do aluno Bruno Gonçalves, “é previsional”, já que foi “construído antes da aprovação do Orçamento de Estado”, razão pela qual “pode ser objecto de alterações”.
Exemplificando, o reitor referiu que a decisão do Governo de baixar o valor máximo das propinas para 856, menos 212 do que o actual tecto de 1 086 euros, ainda não está reflectido no orçamento aprovado. Actualmente, a propina para alunos do 1.º ciclo da Universidade do Minho está fixada em 1 037 euros anuais.

A revisão em baixa do valor da propina terá, segundo o reitor, de considerar os impactos financeiros, se não houver medidas compensatórias por parte do Governo. Adiantou Rui Vieira de Castro que não existe, para já, “nenhum sinal” de que isto vá acontecer.
Noutro âmbito, o orçamento da UMinho para 2019 prevê a integração de 122 trabalhadores precários, garantindo o reitor que a medida será concretizada logo que a mesma seja determinada por despacho do Ministério das Finanças.
Na discussão do plano de actividades para o próximo ano, Rui Vieira de Castro assegurou que “não está no horizonte da reitoria a alienação de património”,. nomeadamente do edifício da Rua do Castelo.

Observatório de Percursos Académicos promove debate sobre sucesso no ensino

A Universidade do Minho organiza hoje, na sala 2.10 do Complexo Pedagógico II do campus de Gualtar, o seminário ‘Ser estudante no Ensino Superior: Sucesso e Desenvolvimento’.
A sessão de abertura conta com a intervenção do reitor Rui Vieira de Castro, seguindo-se o painel ‘Desenvolvimento: Experiências na Universidade do Minho’, que inclui os temas ‘Gestão de carreira: Prepara o teu futuro’, apresentado por Rosa Vasconcelos, da Escola de Engenharia, ‘EEG Generating Skills - Programa de desenvolvimento de competências transversais’, por Ana Carvalho e Carla Freire, da Escola de Economia e Gestão, e ‘Projectar a carreira para além da Universidade: Intervenções e respostas adaptativas’, por Maria do Céu Taveira, da Escola de Psicologia.

De tarde são apresentados, como casos de sucesso no ensino, o curso de Chinês Língua Estrangeira, por Sun Lam e Bruna Peixoto, do Instituto de Letras e Ciências Humanas, e o projecto ‘Escola-Atelier’, por João Cabeleira Coelho e Eduardo Fernandes, da Escola de Arquitectura.
O seminário faz parte das actividades do Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho e pretende debater experiências de promoção do sucesso e desenvolvimento dos alunos e discutir o papel do Observatorio no suporte a práticas que favoreçam trajectórias de sucesso académico.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho