Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Jovens aprendem a desmistificar o Direito, as leis e a justiça
Cartão Jovem Municipal disponível com múltiplas vantagens oferecidas pela autarquia e 24 empresas do concelho

Jovens aprendem a desmistificar o Direito, as leis e a justiça

Vitória sorriu a quem cometeu menos erros

Jovens aprendem a desmistificar o Direito, as leis e a justiça

Ensino

2019-07-24 às 06h00

Redacção Redacção

Até sexta-feira, a Universidade do Minho acolhe mais de 350 os alunos de vários países no Verão do Campus. São inúmeras as actividades propostas pela Escola de Psicologia para os jovens que participam no Verão no Campus. Conhecer a investigação que ali é feita e participar em jogos são algumas opções.

No segundo dia do Verão no Campus as actividades temáticas seguiram a “todo o vapor”, com particular destaque para o campus de Gualtar que acolhe um grande contingente de participantes em áreas relacionadas com as ciências sociais e humanas, bem como com as ciências económicas. Esta quarta-feira os 350 participantes VnC viverão juntos uma tarde lúdica no campus de Gualtar.

A Escola de Direito da Universidade do Minho (UMinho) propõe para esta semana uma abordagem descontraída e prática ao mundo da justiça, numa realidade que invade os dias do cidadão comum e que para os estudiosos está em constante ajustamento legislativo e social. A proposta do VnC para os jovens desta actividade – Vem conhecer a Escola de Direito -, traz uma perspectiva transversal e uma visão das diversas profissões jurídicas.
Esta terça-feira os jovens VnC puderam simular um julgamento, vestindo o papel de juízes e advogados de defesa e acusação, bem como o de protagonistas de um audiência.
Um momento lúdico, divertido, mas que teve a capacidade de os transportar no imaginário de uma realidade adulta, que todos os dias assume um contexto nas sociedades.

Negociar também é tarefa para gente jovem

Direccionada para um contingente de 40 jovens estudantes, vindos de vários pontos, a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (UMinho) é uma das prestigiadas unidades de ensino e investigação da academia, que recebe um grupo de participantes oriundos de vários pontos do país.
Nas actividades do VnC deste ano os jovens estudantes conhecem as várias dimensões do estudo das ciências económicas, conhecem empresas, participam em debates e, muitos deles entusiasmam-se com o facto de poderem experimentar desafios muito próximos dos que se relacionam com o mercado de trabalho.
Também nesta escola da UMinho o contexto de estudo é internacional, pois as áreas científicas e os cursos da EEG assumem uma dimensão global, graças às redes internacionais de investigação.

Experimentar a Psicologia atrai cada vez mais estudantes

Durante esta semana a dezena e meia de estudantes que se propuseram às actividades da Escola de Psicologia vão ter a oportunidade de realizar actividades do dia-a-dia dos cientistas desta área. Irão conhecer a investigação científica que aqui se produz e participarão em jogos e actividades em que irão procurar responder a diversas questões sobre o comportamento humano.
Esta terça-feira o grupo de jovens realizaram com entusiasmo uma série de exercícios mentais, participaram em grupos de psicologia organizacional e de aprendizagem, instrução, carreira e gestão de stress.
Questões como a nossa capacidade de sonhar e preparar o futuro, as reacções ao stress e a sua influencia na nossa saúde, as mensagens químicas do comportamento, a aprendizagem, ou a psicologia nas decisões, constituem algumas das matérias para fomentar intensos e interessantes debates até à próxima sexta-feira.

Jovens fazem abordagem inovadora à Educação

A ‘Expedição a 203*10’ é o nome da actividade que foi lançada pelo Instituto da Educação ao grupo de seis estudantes que já meteram mãos à obra.
Individualmente ou em grupo e com recurso aos laboratórios e serviços, suportando o seu trabalho na supervisão de docentes e investigadores do Instituto de Educação, os participantes são estimulados e acompanhados na concepção, desenvolvimento e apresentação de um projecto tão original quanto possível no tempo disponível.
Obedecendo às dinâmicas próprias que se relacionam com as ciências da Educação, o grupo VnC está a ser estimulado para o desenvolvimento de um projecto de apresentação original, sob o suporte de tecnologias e vídeo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.