Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Mais alojamento para alunos universitários
Câmara Municipal aprova protocolo para o fornecimento de carne cachena nas escolas de Arcos de Valdevez

Mais alojamento para alunos universitários

Agro de 2025 já tem data e realiza-se de 3 a 6 de abril

Mais alojamento para alunos universitários

Vale do Ave

2018-10-17 às 06h00

Redacção Redacção

Protocolo assinado ontem permite o alojamento de 22 universitários no Hostel Oficinas de São José. Actualmente, a lista de espera ainda ultrapassa a centena.

Citação

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) e o Centro Juvenil de São José (CJSJ) assinaram ontem um protocolo que permite o alojamento de 22 estudantes no Hostel Oficinas de São José, em Guimarães.
Este protocolo resulta do projecto lançado pelo Município designado por ‘Guimarães Anfitriã’, em parceria com a Universidade do Minho, para combater a escassez de alojamento para os estudantes universitários deslocados e que escolheram a cidade Berço para a sua formação académica. Na sessão, Adelina Pinto destacou o trabalho desenvolvido pela Câmara nesta matéria, informando que o Município e a UMinho estão a encontrar outras soluções como será a requalificação da antiga Escola de Santa Luzia, aproveitando uma linha de financiamento que será aberta pelo governo. Neste âmbito, a autarquia pondera ainda outras soluções como a possibilidade de instalação de uma nova residência no Monte do Cavalinho, caso o município adquira estes terrenos e se a Universidade encontrar linhas de financiamento, acrescentou.

“Reconhecemos que há um trabalho a ser feito por forma a dar condições e ter cada vez mais estudantes em Guimarães a frequentar a Universidade”, salientou a vice-presidente da Câmara . Adelina Pinto destacou o trabalho das instituições e frisou que “a oferta deve igualmente ser promovida pelo sector privado” a fim de dar uma resposta a esta necessidade. Nesse sentido, foi lançado o programa ‘Guimarães Anfitriã’ a fim de completar o registo de casas e/ou quartos pertencentes a privados e que se destinam a alojamento de estudantes da UMinho.
Esse registo pode ser feito no site do Município ou presencialmente no Balcão Único de Atendimento, na Câmara Municipal.

Em Guimarães, a UMinho apresentou o registo de 366 alunos bolseiros alojados nas Residências Universitárias e, após a atribuição de 22 camas na sequência do protocolo celebrado esta terça-feira, mantém em lista de espera para alojamento um total de 106 estudantes (metade dos quais alunos bolseiros), revelou António Paisana, administrador dos SASUM. O protocolo vigorará por nove meses, com perspectiva de renovação no próximo ano lectivo.
O Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, destacou o “compromisso de todos” na resolução do problema que é a escassez de alojamento para universitários, alertando que “o Estado deve ter uma consciência acrescida deste problema e perceber que deve, também, trabalhar numa resposta”. O reitor apontou ainda que o protocolo celebrado em Guimarães, com o Centro Juvenil de São José, “deve servir de exemplo” na forma como as instituições conseguem encontrar respostas quando trabalham em conjunto para a solução de um problema.

Em representação do CJSJ, Fernando Xavier, salientou o empenho da instituição no acolhimento dos novos residentes, explicando que o Hostel criado teve como finalidade preencher os quartos vazios, uma vez que o Centro Juvenil de São José acolhe actualmente pouco mais de duas dezenas de crianças e já chegou a ter mais de uma centena. Espera-se que este protocolo seja o primeiro de muitos outros que podem ser celebrados com instituições similares.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho