Correio do Minho

Braga, terça-feira

Mais meios financeiros para as freguesias
GNR deteve trio a furtar em pedreira de Gonça

Mais meios financeiros para as freguesias

UMinho e Bosch negoceiam novo projecto que pode valer 108 milhões de euros

Braga

2019-01-20 às 10h11

Teresa M. Costa

Ceia de autarcas serviu para o presidente da Câmara Municipal de Braga renovar compromisso de colaboração com todas as freguesias do concelho, reafirmando a intenção de reforçar os meios financeiros associados à delegação de competências.

A Câmara Municipal de Braga vai rever, até ao final do primeiro trimestre deste ano, os acordos de execução de delegação de competências nas juntas de freguesia.
A intenção foi reiterada pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, na ceia de autarcas que, anteontem, juntou cerca de três centenas de eleitos das Juntas e Assembleias das freguesias do concelho.
Ao ‘Correio do Minho’, o edil bracarense justificou que o executivo municipal tem procurado reforçar a delegação de competências nas juntas de freguesia, tentando fazê-lo de forma justa na atribuição dos respectivos meios financeiros.
No final do primeiro mandato do actual executivo houve o compromisso de revisão dos valores financeiros associados às diferentes competências, mas os constrangimentos financeiros, no final de 2018, impediram a sua concretização, admite Ricardo Rio, que tenciona agora regularizar os pagamentos às juntas de freguesia.
Na reunião realizada, em Dezembro último, com as juntas de freguesia, foi anunciado um incremento de 700 mil euros para a delegação de competências.
A ceia com os autarcas serviu também para anunciar novos projectos como a instalação de meios informativos nas sedes das juntas de freguesia com horário de atendimento alargado.
O objectivo é facilitar o acesso dos cidadãos a informação do município e das próprias juntas de freguesia, através de um ecrá digital como o que já existe nos Paços do Concelho.
A ligação do executivo municipal às juntas de freguesia também vai ser reforçada em termos de informação, através da criação de uma intranet, que vai permitir aos autarcas aceder a determinadas matérias.
Este processo está em fase final, antecipa o presidente da Câmara que aproveitou a ceia de autarcas para “renovar o compromisso, assumido desde o primeiro dia do mandato, de manter uma relação de colaboração com todas as juntas e assembleias de freguesia, indedependentemente da sua filiação partidária”, concretizando projectos e iniciativas que permitam desenvolver as várias freguesias do concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.