Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Monção e Melgaço acolhem encontro de elite europeia de vinhos
Inaugurado em Curvos Museu das Motas Motom

Monção e Melgaço acolhem encontro de elite europeia de vinhos

D. Gualdim Pais reclamado como “herói barcelense”

Alto Minho

2018-06-14 às 11h57

Rui Miguel Graça

The White Experience não é um concurso, é mais um encontro de elite que coloca a sub-região de Monção e Melgaço como anfitrião de um evento que vai reunir alguns dos melhores brancos da Europa, onde não faltaram, naturalmente, os Alvarinhos.

A apresentação decorreu em Monção, no Museu do Alvarinho, o certame vai realizar-se nas margens do Lima, em Monção, mas Melgaço também será ponto num fim-de-semana de eleição, algo inédito na Europa.

A sub-região Monção e Melgaço acolhe um encontro que junta a elite dos vinhos brancos europeus, entre 21 e 22 de Junho, num cenário idílico. O objectivo passa por potenciar e colocar os Alvarinhos da sub-região ao nível dos melhores da Europa e diga-se que no cardápio vão estar nomes de regiões da primeira linha da Alemanha e França, para além da Húngria, país que tem igualmente fama nos brancos e nas colheitas tardias.

Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes, fala de um evento “único e pioneiro na Europa” que promete servir “de rampa de lançamento” para outros, para além de dar a provar “a excelência dos vinhos brancos de Portugal e do Mundo”, bem como “a promoção de um território como a sub-região de Monção e Melgaço, onde pontifica a emblemática casta Alvarinho”.

São, no total, 36 produtores que vão marcar presença no evento:?8 nacionais de outras regiões, 8 internacionais e 20 da sub-região de Melgaço. Não houve concurso, bem pelo contrário, foram todos escolhidos e devidamente convidados, de modo a que fosse uma verdadeira reunião de elite.

António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção, abordou este evento numa análise global, considerando-o “um excelente motivo de promoção do território”, afirmou-o “como complementar até à feira dos vinhos verdes que está prestes a decorrer”, fazendo parte de um cardápio da região.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.