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Braga

2019-03-13 às 18h18

Redacção

Curso Básico de Teatro implementado em dois Agrupamentos

O Município de Braga está a desenvolver este ano lectivo um Curso Básico de Teatro. Trata-se de um projecto-piloto pensado para o sistema de ensino em Portugal e que se destina aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de Ensino Básico.
Com esta iniciativa pretende-se proporcionar aos alunos uma experiência pedagógica na área do teatro, facultar-lhes os conhecimentos necessários à compreensão das manifestações estéticas e culturais e o aperfeiçoamento da sua expressão artística.
Neste primeiro ano de implementação, o projecto conta com a participação de 72 alunos dos Agrupamentos de Escolas André Soares e Alberto Sampaio, funcionando em regime livre nas escolas EB 2,3 André Soares, EB1 S. Lázaro, EB1 de Nogueira e EB1 de Lomar.
A vereadora da Educação, Lídia Dias, assistiu esta Quarta-feira, 13 de Março, a uma aula de teatro na EB 2,3 André Sores, onde constatou o entusiasmo com que o projecto foi recebido pela comunidade educativa. “Queremos que os alunos que frequentem o Curso Básico de Teatro tenham oportunidade de aprofundar matérias, conteúdos e competências, elevando a qualidade do seu desempenho, aumentando as competências sociais e a descoberta de novas aptidões”, referiu Lídia Dias durante a visita.
De referir que o plano de estudos apresenta conteúdos programáticos das diferentes áreas disciplinares do Ensino Regular interligadas com as temáticas inerentes ao curso de teatro, destacando, por exemplo, a oralidade, a interpretação de um texto e a leitura interpretativa; o estudo do espaço, do som, da força, da dinâmica ou da energia; a história do homem da cultura e das mentalidades; a musicalidade do corporal e da voz, o ritmo, a melodia e as dinâmicas, entre outros.
O programa destaca-se ainda por uma atenta pedagogia versada a cada faixa etária e pela desejada integração com os serviços culturais da cidade procurando integrar, sempre que possível, as suas actividades na programação municipal.
Esta experiência está ainda a ser acompanhada pela Direção Geral de Educação e pela Secretaria de Estado da Educação, prevendo-se que a certificação do curso seja uma realidade efectiva.

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