Correio do Minho

Braga,

- +
Município de Monção galardoa Brejoeira e abre plataforma de arte e cultura
Bilharistas vianenses Henrique Correia e Vânia Franco recebidos na Câmara Municipal depois de se sagrarem campeões europeus

Município de Monção galardoa Brejoeira e abre plataforma de arte e cultura

Cónegos mais fortes e eficazes abatem galos muito macios

Município de Monção galardoa Brejoeira e abre plataforma de arte e cultura

Alto Minho

2019-03-13 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Feriado Municipal foi celebrado ontem em Monção com a entrega de medalha de instituição de mérito ao Palácio da Brejoeira e a inauguração da Plataforma Arte e Cultura.

Os 758 anos da atribuição da carta de Foral à vila de Monção foram ontem assinalados com a atribuição da medalha de ouro do Município ao Palácio da Brejoeira e a inauguração da Plataforma Arte e Cultura (PAC). Na celebração do feriado municipal, o presidente da Câmara Municipal, António Barbosa, destacou o papel do Palácio da Brejoeira na afirmação cultural e turística do concelho, bem como na valorização do vinho alvarinho, um dos recursos endógenos mais relevantes do concelho.

Emílio Magalhães, administrador da empresa Palácio da Brejoeira,?Viticultores S.?A., destacou dois factos marcantes na história recente desta instituição do concelho de Monção: a abertura do edifício a visitas, em 2010, e, o ano passado, a parceria com a Câmara Municipal na candidatura vencedora ao concurso ‘7?Maravilhas de Portugal à Mesa’.
O Palácio da Brejoeira foi a única entidade galardoada na sessão solene do feriado municipal de Monção, justificando o presidente da Câmara que a notoriedade do espaço e a dinâmica da empresa que o administra casam bem com a estratégia de desenvolvimento turístico do concelho.

Depois da entrega do galardão ‘Instituição de Mérito - Medalha de Ouro’ a Emílio Guimarães, o presidente da Câmara Municipal referiu que a actual administração tem investido na valorização do Palácio da Brejoeira como activo cultural do concelho, não descurando o “extraordinário legado” da sua ex-proprietária, Hermínia D’Oliveira Paes, no que respeita à plantação, vinificação e comercialização de vinho alvarinho, ajudando a transformá-lo num dos melhores do mundo”.
Na sessão solene realizada ontem no Cine Teatro João Verde, António Barbosa destacou a “estratégia de desenvolvimento equilibrado do concelho”, concretizada com apostas na Educação e Acção, obras de saneamento básico em várias freguesias, o reforço do financiamento de Juntas de Freguesia e o arranque do projecto de emparcelamento agrícola em Moreira, Barroças e Taias, uma aspiração com duas décadas que vai ser concretizada “ainda este ano”.

Centro histórico em obras até final do mandato

O presidente da Câmara Municipal destacou ontem o investimento de cerca de 2,5 milhões que está a ser realizado na reabilitação de diversas artérias do centro histórico da vila de Monção.
António Barbosa confia que, no feriado municipal de 2020, já estarão concluídas as empreitadas na Praça da República e nas ruas 25 de Abril, Eng. Duarte Pacheco e Pimenta de Castro, anunciando o edil para o início do próximo ano o arranque de idêntica intervenção de reabilitação do espaço público na envolvente da estação ferroviária, um investimento perto dos três milhões de euros.

Este conjunto de obras beneficia de comparticipação financeira do programa ‘Norte 2020’, antevendo o autarca que outros projectos poderão vir também a beneficiar dos fundos comunitários.
“O casco histórico estará em obras até final do mandato autárquico”, afiançou António Barbosa, à margem da sessão comemorativa da autorga do Foral a Monção, considerando que a transformação que está a ser operada na sede do concelho, com a expansão das zonas pedonais, era “esperada há muito tempo”.
“Temos de ter uma vila apelativa para quem cá vive e para quem nos visita”, declarou o presidente da Câmara Municipal, apostado em “chamar mais gente ao centro histórico” catapultando o aumento da procura da hotelaria e restauração registado nos últimos meses.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.