Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Núcleo expositivo Alberto Sampaio na Oficina
Alunos ‘abraçaram’ os direitos humanos

Núcleo expositivo Alberto Sampaio na Oficina

Ponte de Lima avança alarga Rede de Esgotos na SAR1 EN306 Cabaços/Freixo

Núcleo expositivo Alberto Sampaio na Oficina

Vale do Ave

2019-11-17 às 14h33

Redacção Redacção

O papel de Alberto Sampaio está a ser valorizado em Guimarães através de um Núcleo Expositivo, onde constam objectos da sua vida e fotografias que podem ser apreciados pelo público.

Está patente na Loja Oficina, Rua da Rainha D. Maria II, o núcleo expositivo dedicado a Alberto Sampaio. O espaço cultural foi inaugurada esta sexta-feira, dia em que se assinalou a data do seu nascimento (1841-1908) e nele é possível encontrar objectos e fotografias que levam ao encontro com o historiador naquela que foi, em tempos, a casa da sua família materna.

“Estamos a valorizar o papel Alberto Sampaio e a importância que teve para a cultura de Guimarães. Esta sala transforma-se no centro e acaba por fazer a ligação a outros espaços como o Museu Alberto Sampaio, a Avenida Alberto Sampaio e tudo isto vem confluir na vida de Alberto Sampaio em Guimarães”, assinalou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, na cerimónia de inauguração da exposição, realizada na Loja Oficina.
Emília Nóvoa e Alexandre Martins sublinharam o “momento histórico” pelo regresso de Alberto Sampaio às origens.

O edifício foi recentemente recuperado pela Câmara Municipal de Guimarães e está neste momento transformado numa residência para investigadores, personificando desta forma também ao conhecimento.
Para além do núcleo expositivo permanente dedicado a Alberto Sampaio, na Loja Oficina é possível visitar exposições temporárias, bem como participar em oficinas de artesanato. Actualmente encontra-se ainda patente uma exposição da autoria de António Silva.
Com entrada livre, as exposições podem ser visitadas no horário de funcionamento da Loja, designadamente, de segunda-feira a sábado, entre as 10 e as 13 e entre as 14 e as 19 horas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.